Arquivo

Salazar

Efemérides

Foi no dia 28 de abril de 1889 que nasceu, em Santa Comba Dão, António de Oliveira Salazar. Depois de frequentar o seminário de Viseu durante oito anos, matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em outubro de 1910. Sete anos mais tarde, ali iniciou carreira de professor, tornando-se em abril do ano seguinte lente de Ciências Económicas, ainda antes de se doutorar.

Em 1921 foi eleito deputado pelo Centro Católico, mas renunciou ao mandato após um dia de Parlamento. Com a revolução de 28 de maio de 1926 entra no Governo e assume a pasta das Finanças. O ano económico de 1928/1929, após reforma orçamental, registou logo um saldo positivo, situação que não acontecia há um século e que reforçou o seu prestígio em relação à ditadura militar. Em dois anos tornou-se o homem-chave do regime e, em julho de 1932, ascendeu a presidente do Conselho, cargo em que se manteria até ao derrame cerebral que pôs termo à sua atividade pública, em setembro de 1968.

Concretizou o sistema corporativo, com a recusa de luta de classes, do individualismo, do socialismo e do parlamentarismo, tendo ainda adotado medidas repressivas contra os que publicamente discordavam da orientação do Estado Novo. Criou a Polícia Política que perseguia e punia severamente os opositores, alguns dos quais foram presos e eliminados fisicamente. Para o bem e para o mal, Salazar marcou inequivocamente a vida portuguesa do século XX. Morreu em Lisboa a 27de julho de 1970.

Por: Américo Brito

Sobre o autor

Leave a Reply