Arquivo

Sacadura Cabral

Efemérides

Foi no dia 23 de maio de 1881 que nasceu, em Celorico da Beira, Artur de Sacadura Freire Cabral. Em 1901 terminou o curso de Marinha da Escola Naval e em 1905 participou no levantamento hidrográfico da baía de Lourenço Marques (atual Maputo).

No ano seguinte conheceu Gago Coutinho na ratificação da fronteira entre o Transval e Moçambique, relação que os havia de levar ao célebre voo, em 1922, realizando a primeira travessia aérea entre Lisboa e o Rio de Janeiro. De 1912 a 1914 participou na demarcação das fronteiras de Angola. Em 1915 entrou na aviação naval, partindo para França onde, na Escola de Aviação de Chartres, tirou o curso de piloto aviador militar, especializando-se em hidroaviões. Foi um dos primeiros sete pilotos militares portugueses e o primeiro da Marinha.

Em março de 1921, com Gago Coutinho, voaram até à Madeira para a experiência prática do sextante de marinha que Coutinho transformara para a navegação aérea, enquanto Cabral desenvolveu o “corretor de rumos”, que permitia determinar as correções necessários dos rumos. Era a preparação para a grande viagem iniciada a 30 de março de 1922 e que, após várias etapas, teve o seu desfecho a 17 de junho no Rio de Janeiro.

No dia 15 de novembro de 1924, Cabral e o mecânico Pinto Correia desapareceram no Mar do Norte num hidroavião Fokker T3 que traziam da Holanda para o projeto da volta ao mundo.

Por: Américo Brito

Sobre o autor

Leave a Reply