Arquivo

Sabugal viaja no tempo para atrair turistas

Recriações históricas de banhos romanos no Cró e assalto ao castelo de Alfaiates acontecem no sábado

O património histórico e o termalismo são dois vetores que o município do Sabugal quer promover em termos turísticos com uma recriação histórica dos banhos romanos nas Termas do Cró e um assalto ao castelo de Alfaiates. Os dois eventos estão agendados para sábado e são protagonizados pela companhia de teatro ViV’arte.

Esta jornada começa nas Termas do Cró, onde, a partir das 15 horas, será assinalada a abertura da época – que começa oficialmente na segunda-feira – com uma viagem ao tempo dos romanos. Para tal, o antigo balneário termal ostentará motivos ornamentais da época e a encenação contemplará a especificidade “do banho romano”, passando pelas fases do Caldário (banhos públicos), Tepidário (banho morno) e Frigidário (banho frio). Danças de vestais, combate de gladiadores, rituais de purificação e declamação de poesia, canto e música compõem o quadro, numa ação que termina com uma visita guiada e encenada ao atual balneário termal e com uma degustação de produtos regionais.

À noite (21h30), avançamos uns séculos na história do concelho para assistir ao assalto ao castelo de Alfaiates. Nesta proposta, os visitantes estão no século XIII, numa altura em que a zona raiana, ainda sem fronteira definida, vivia em constante alvoroço devido às incursões de castelhanos e leoneses e às reconquistas dos portugueses. Neste caso, evoca-se a tomada das praças-fortes de Riba-Côa por D. Dinis, entre elas Alfaiates – conhecida na época por Castillo de la Luna e mais tarde Al faiates, o topónimo árabe que ficou. Estas conquistas foram posteriormente legitimadas com o Tratado de Alcanizes (1297), que estabeleceu as fronteiras mais antigas do mundo.

Época termal do Cró arranca na segunda-feira

Sabugal viaja no tempo para atrair turistas

Sobre o autor

Leave a Reply