Arquivo

Sabugal projeta Universidade Rural

Projeto vai ser implementado em parceria com a Universidade Aberta para abordar temas da ruralidade de excelência

O Sabugal vai ter uma Universidade Rural. O projeto foi divulgado, no passado sábado, pelo presidente do município e pelo vice-Reitor da Universidade Aberta.

A criação da Universidade Rural no Concelho do Sabugal é uma ideia com cerca de dois anos e surgiu na sequência da instalação do CLA da Universidade Aberta (UA) na cidade, adianta a autarquia. Neste caso, António Robalo desafiou a instituição a lançar novas valências com «temáticas inéditas que apenas existem em Aveiro no Centro de Estudos Rurais, mas que estão bastante desenvolvidas na Europa», recordou o edil, acrescentando que o objetivo é desenvolver fóruns com temas da ruralidade de excelência que «as universidades nacionais não estão, atualmente, a trabalhar». Nesse sentido, a futura instituição vai resultar do alinhamento de estudos, análises, desenvolvimento, aprofundamento de temáticas etnográficas, ruralidade pura,tradições, etnografia e pólos de excelência rural em estreita colaboração com os técnicos do município, do CLA local e dos formadores», esclareceu o António Robalo.

«O município tem a seu cargo a gestão de toda a logística e a Universidade Aberta o chapéu científico-formativo de acompanhamento», adiantou ainda.

Por sua vez, o vice-reitor da UA mostrou-se satisfeito com a iniciativa e desvendou mais alguns pormenores. «Todos nós temos, em termos telúricos, uma ligação ao mundo rural. Quem está hoje no mundo urbano terá certamente interesse em conhecer o que se passa e o que já se passou em relação àquilo que é o local e o global. Vamos tentar atrair à Universidade Rural outros públicos para lhes dar a conhecer o que há de bom fora das grandes cidades», disse Domingos Caeiro. Para tal, vão ser organizados fins de semana com “workshops” e fóruns temáticos nas épocas adequadas, nomeadamente nas épocas das sementeiras e das colheitas. «Acredito que esta iniciativa e os encontros temáticos no âmbito do conceito da Universidade Rural são uma mais-valia, ou seja, uma formação muito virada para ensinar a fazer com técnicas mais atualizadas porque muitas das pessoas que vão frequentar essas iniciativas têm as suas próprias experiências e apenas vão atualizar o seu saber em relação a determinadas matérias», concluiu o responsável.

Sabugal projeta Universidade Rural

Sobre o autor

Leave a Reply