Arquivo

Sabugal põe a mesa no fim-de-semana

Onze restaurantes com ementas tradicionais para a segunda edição dos Roteiros Gastronómicos

A gastronomia típica do concelho do Sabugal está em destaque neste fim-de-semana do Carnaval com a segunda edição dos Roteiros Gastronómicos.

Do caldo escoado ao caldudo ou à canja dos cornos, passando pelos famosos bucho com couves e truta frita do Côa, pode ainda provar o pixalho em onze restaurantes do município. A iniciativa é promovida pela autarquia e envolve os estabelecimentos A Formiga (Aldeia do Bispo), Éden (Rebolosa), El Dourado (Fóios), O Martins (Soito), O Pelicano (Alfaiates), O Robalo (Sabugal), O Templo (Sabugal), Raiahotel (Sabugal), Sol-Rio (Sabugal), Trutalcôa (Quadrazais) e Zé Nabeiro (Soito). Entre sábado e Terça-feira Gorda, a sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal apresentará também os “Sabores da nossa terra”.

Para domingo, no salão da Junta de Freguesia do Sabugal, está marcado um almoço da Confraria do Bucho Raiano. A ementa inclui além do dito, acompanhado com batatas e grelos de nabo cozidos, o caldo de “baginas” (vagens) secas e sobremesa de “mílharas” (papas de carolo). A missão desta confraria é dar a conhecer o bucho e contribuir para que se transforme numa oportunidade económica para a região.

Sobre o autor

Leave a Reply