Arquivo

Sabugal paga mais rápido

Último inquérito semestral da FEPICOP revela que Guarda, Fundão e Covilhã são os municípios que demoram mais a pagar obras

O mais recente inquérito semestral da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP) revela que o Sabugal é o município da Beira Interior que liquida mais rápido as facturas de empresas de obras públicas, levando menos de um mês e meio para o efeito.

Do lado inverso estão a Guarda, Fundão e Covilhã, que demoram entre nove e 12 meses a efectuar os pagamentos devidos. Os números apresentados baseiam-se nos resultados do inquérito de Outono aos prazos de recebimento declarados pelas empresas de obras públicas. Porém, o relatório apenas apresenta dados de oito dos 25 municípios da Beira Interior. Apesar de tudo, a Câmara da Guarda reduziu o prazo de recebimento em relação à Primavera de 2007, altura em que era superior a 15 meses. Também o município do Fundão conseguiu melhorar o desempenho, de “12 a 15 meses” para “9 a 12 meses”. Já em Castelo Branco, a fasquia aumentou de “menor que três meses” para “de três a seis meses”, o mesmo tempo que Almeida, Belmonte e Figueira de Castelo Rodrigo registaram no último inquérito. De resto, o município do Sabugal foi destacado pela FEPICOP como uma das seis autarquias a nível nacional em que se verificaram prazos inferiores a mês e meio.

Sobre o autor

Leave a Reply