Arquivo

Sabugal

Efemérides

Foi no dia 9 de dezembro de 2004 que o Sabugal foi elevado a cidade. Pertencente ao distrito da Guarda, a cidade tem cerca de 2.200 habitantes e o concelho está subdividido em 40 freguesias. As suas limitações são: a norte pelo município de Almeida, a leste pela Espanha, a sul por Penamacor, a sudoeste pelo Fundão, o oeste por Belmonte e a noroeste pela Guarda.

Do seu património faz parte o castelo das cinco quinas, chamando-se assim pelo facto do formato incomum da sua Torre de Menagem. Com posição dominante sobre a cidade, num pequeno planalto da serra da Malcata, a fortaleza controlava a travessia do rio Côa na sua margem direita, donde a sua importância na antiguidade e na época medieval.

De acordo com evidências arqueológicas, supõe-se que a elevação em que se situa o atual castelo, dominando o rio Côa, foi ocupado por seres humanos desde a época pré-histórica, que aí teriam erguido um castro. Com a invasão romana da Península Ibérica foi implantada uma extensa rede de estradas cortando a península, uma delas cruzando o Côa neste trecho. Admite-se que este povo tenha mantido, neste mesmo sítio, uma pequena guarnição militar para a vigilância e defesa da travessia do rio. Séculos mais tarde, conheceu o domínio por povos germânicos e por árabes, dos quais não restaram maiores evidências.

As terras do Sabugal foram inicialmente conquistadas possivelmente por D. Afonso Henriques, em 1160, vindo a ser perdidas logo após para o reino de Leão. Em 1190, Afonso IX de Leão criou o Concelho do Sabugal, tendo a vila sido fundada por volta de 1224, época em que foi principiado um reduto defensivo.

Por: Américo Brito

Sabugal

Sobre o autor

Leave a Reply