Arquivo

Rui Miragaia expõe em Cascais

“O Mar” é o tema desta exposição no Farol Museu de Santa Marta, que será inaugurada na terça-feira

Uma dezena de peças em ferro do escultor Rui Miragaia, natural do Jarmelo (Guarda), vão povoar o espaço exterior do Farol Museu de Santa Marta, em Cascais, a partir de terça-feira.

O tema da exposição é o mar, que inspirou o jovem criador a esculpir animais, figuras humanas, barcos e vários outros elementos em tamanho razoável. O artista tem desenvolvido o seu trabalho na moldagem de chapa e ferro, numa abordagem própria, criando ambientes e momentos de forte expressividade. A exposição tem inauguração marcada para terça-feira, dia do terceiro aniversário do Farol Museu, e fica patente até 5 de Setembro. Conhecido por cá pelas suas pequenas esculturas de animais e pela obra que assinalou os 650 anos da morte de Inês de Castro – que pode ser vista no Jarmelo – entre outros trabalhos, Rui Miragaia, de 32 anos, é um filho de ferreiro, arte tradicional naquela localidade, que cedo transformou os saberes aprendidos na forja com o seu pai para criar esculturas em ferro. Expôs a sua primeira colecção de candeeiros de ferro em 2003 e não tem parado desde então.

No ano seguinte, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo convidou-o a mostrar os seus animais de ferro na Casa Museu da antiga vila. Em 2005, para evocar a morte de Inês de Castro, aquela colectividade encomendou-lhe um conjunto de sete esculturas que representam o assassinato da amada de D. Pedro, a partir do quadro homónimo pintado no início do século XX por Columbano Bordalo Pinheiro. O Jarmelo está tragicamente ligado ao acto, uma vez que Pêro Coelho, um dos assassinos, era um fidalgo da vila, cujas terras foram mandadas salgar pelo monarca em sinal de vingança. Dois anos depois, Rui Miragaia recriou a figura de D. Sancho para a Câmara da Guarda e, em 2008, reproduziu várias figuras emblemáticas da cidade de Tomar, num projecto para a Associação do Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte. Além de ter participado em várias exposições colectivas e individuais, o escultor é igualmente o autor do presépio que esteve patente nos claustros do Paço da Cultura, na Guarda, no último Natal. Paralelamente à escultura, Rui Miragaia faz decoração em cinema, televisão e publicidade.

Peça intitulada “Surf’s up, dude!” é uma das expostas no Farol Museu de Santa Marta

Rui Miragaia expõe em Cascais

Sobre o autor

Leave a Reply