Arquivo

Roteiros divulgam gastronomia raiana no fim-de-semana

Sabugal

Começa amanhã a oitava edição dos Roteiros Gastronómicos em que participam sete restaurantes do concelho sob o mote «exaltar o nosso melhor fazer e saber e realçar o melhor das nossas tradições», refere a autarquia.

Este ano participam O Pelicano (Alfaiates), Casa Esquila (Casteleiro), Trutalcôa (Quadrazais), O Templo (Sabugal), O Robalo (Sabugal), Sol-Rio (Sabugal) e D. Sancho I (Sortelha). Até à terça-feira Gorda, a suas ementas vão ter menus típicos com o objetivo de promover a gastronomia própria da época e os produtos raianos, como o borrego, o cabrito, o bucho, a truta do Côa e a caça. A iniciativa destina-se a contribuir para incentivar a «diversificação da gastronomia sabugalense», já que os participantes são desafiados a alguma inovação com produtos tradicionais do concelho. Nesta edição os restaurantes aderentes concorrem ao “Prémio Iguaria” para pratos confecionados com cabrito e borrego, que serão avaliados por um júri constituído por um reconhecido chefe de cozinha, um representante da Comissão Vitivinícola da Beira Interior e um elemento da Universidade Sénior do Sabugal.

Esta prova realiza-se amanhã, pelas 15 horas, na “Casa da Esquila” (Casteleiro), seguindo-se um workshop temático “O Cabrito e o Borrego no Sabugal” orientado pelo Chef António Batista e dirigido essencialmente aos empresários de restauração do concelho. Mais tarde, pelas 17h30, tem lugar a abertura oficial dos Roteiros Gastronómicos. Como é habitual, o evento conta com animação nos referidos restaurantes (Grupo de Fados da Guarda, a fadista Tânia Patrício e o saxofonista Luís Carvalho) e inclui o VI capítulo da Confraria do Bucho Raiano, cujo almoço decorre no salão da Junta do Sabugal, e um desfile carnavalesco no domingo. Durante o fim-de-semana há ainda cortejos, bailes e capeias/garraiadas pelo concelho.

Sobre o autor

Leave a Reply