Arquivo

Roteiro Gastronómico do Borrego até domingo em Celorico

Apreciadores desta típica iguaria serrana têm oportunidade de a degustar de diferentes modos

Termina este domingo o Roteiro Gastronómico do Borrego em Celorico da Beira, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal com o objectivo de permitir que os apreciadores desta típica iguaria serrana possam degustá-la cozinhada de diferentes modos.

O roteiro começou no passado domingo e durante uma semana, em dias específicos, os restaurantes aderentes, que estão devidamente identificados, incluem nas suas ementas pratos à base de borrego, todos eles susceptíveis de fazer render até o mais exigente gastrónomo. Este ano, está a ser dado destaque ao Borrego Certificado DOP (Denominação de Origem Protegida), que tem características que o distingue do habitual borrego que as pessoas conhecem. Deste modo, é um borrego leve, criado exclusivamente com o leite materno com um peso até 12 quilos e uma idade ao abate até 30 dias. São borregos exclusivamente filhos de ovelhas das duas etnias leiteiras tradicionais da zona da Serra da Estrela (Mondegueira e Bordaleira). As carcaças destes borregos têm um peso até sete quilos e possuem a gordura subcutânea bem distribuída, o que dá outra carcaça bastante homogénea e com boa apresentação em que a carne apresenta um paladar suave e inigualável. Este evento surge integrado no IV Festival do Borrego, que decorreu no último sábado na aldeia de Carrapichana, e tem como objectivo «dar uma maior visibilidade aos tão apreciados sabores característicos desta região e do concelho, onde para além do Queijo impera também o borrego Serra da Estrela». De resto, o Borrego Serra da Estrela é, pela sua excelente qualidade, um dos produtos locais de maior relevo na economia do concelho de Celorico da Beira.

O Festival do Borrego completou este ano a sua quarta edição com o intuito de promover, divulgar e celebrar este produto tão afamado e apreciado, autêntico tesouro da gastronomia regional. A abertura do festival ocorreu às 9h30, com a actuação dos Bombos do Baraçal, realizando-se logo de seguida, e pela primeira vez, o concurso de Melhores Ovelhas, Malatas e Carneiros, onde foram atribuídos prémios aos três melhores classificados. Seguiu-se o desfile e a actuação da Fanfarra dos Bombeiros de Celorico da Beira e a actuação do Grupo de Concertinas do Fornotelheiro. Pelas 12h30 teve lugar um almoço convívio com a população, e duas horas mais tarde houve teatro de rua – “As orelhas do Compadre” – pelo Aquilo Teatro, sucedendo-se a actuação do Grupo de Danças e Cantares. Pelas 15h45 procedeu-se à entrega dos prémios do concurso e a actuação das Trailarailas, Oficina de Danças Tradicionais. O festival encerrou pelas 18 horas com um lanche convívio com a população. Ainda Integrado no Festival, realizou-se, pelas 9h15, o percurso pedestre “Trilho do Borrego”.

Sobre o autor

Leave a Reply