Arquivo

Robôs do IPG em destaque no Concurso Nacional

Equipas do Politécnico da Guarda classificaram-se nos três primeiros lugares da classe sénior

Os robôs da Brandman, Rumble Team e R3 Team, todas do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), dominaram a classe sénior (universidades e institutos) do X Concurso Nacional Robô Bombeiro, que decorreu no sábado no pavilhão de São Miguel, na Guarda. As equipas foram bem-sucedidas nas três “mangas” e terminaram a prova nos três primeiros lugares com pontuações de 18.77, 24.86 e 33.31 pontos, respetivamente.

Já na classe Standard (escolas secundárias e profissionais), a vitória foi para a ROBOTAZOS 3, da Universidade de Aveiro (três sucessos e 32.83 pontos), seguida dos robôs apresentados pela Vulcano (Escola Secundária José Falcão/Universidade de Coimbra), ESCM2 e ESCM1 (Escola Secundária Campos Melo, Covilhã). Na classe Robôs com Pernas participaram apenas três equipas, com a vitória a sorrir à formação particular Asino (com 71,51 pontos). No total, o concurso contou com a participação de 38 equipas. Carlos Carreto, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPG e um dos responsáveis pela prova, faz um balanço positivo, salientando que o concurso «tem vindo a crescer ao longo dos seus dez anos de existência e a edição deste ano contou com o maior número de equipas inscritas de sempre».

O professor destacou ainda que «no geral, notou-se este ano um elevado nível técnico dos robôs em competição, com um grande número de equipas a superar os desafios, o que fez desta edição uma das mais competitivas de sempre». Carlos Carreto lembrou que o concurso é um evento «muito conhecido e que tem contribuído para divulgar o que de melhor se faz no IPG ao nível das engenharias». Na sua opinião, é mesmo «um elo de ligação entre o IPG e a comunidade, pois tem contribuído para a criação de clubes de Robótica nas escolas secundárias da região que o Politécnico ajuda através da doação de equipamento e da prestação de apoio técnico». O Concurso Nacional Robô Bombeiro é organizado desde 2003 e tem como objetivo a promoção da ciência e da tecnologia junto dos jovens do ensino básico, secundário e superior. A prova consiste na competição de robôs móveis e autónomos, que devem ser capazes de detetar e extinguir um fogo no menor espaço de tempo possível.

Carlos Carreto, da organização, destacou o «elevado nível técnico» dos robôs em prova

Robôs do IPG em destaque no Concurso
        Nacional

Sobre o autor

Leave a Reply