A Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARHN) está a tomar medidas para a despoluição do Rio Noéme, depois das denúncias efectuadas pelo presidente da Junta de Freguesia do Rochoso, na Guarda.
Aquela entidade requereu a colaboração do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR, que terá denunciado «a descarga de um colector municipal que recebe águas residuais da empresa têxtil Manuel Rodrigues Tavares SA», que, por sua vez, «possui um sistema de pré-tratamento e está autorizada pela Câmara Municipal da Guarda a descarregar no colector», lê-se num ofício da ARHN, datado de 7 de Dezembro, e divulgado na semana passada pela Junta de Freguesia do Rochoso. O mesmo documento esclarece que a autarquia estará «a diligenciar no sentido de conduzir as águas residuais em questão para a ETAR de S. Miguel, esperando para tal um financiamento através de uma candidatura, para a construção de uma estação elevatória e emissário de águas residuais».
De resto, ainda segundo o referido ofício, o SEPNA terá, entretanto, instaurado diversos autos à empresa e à autarquia «por descarga de águas residuais no meio hídrico através do colector municipal, os quais também foram encaminhados para a entidade então competente na matéria, a CCDRC». Apesar dos «esforços desenvolvidos», a referida empresa terá sido notificada em Outubro «para cessar a descarga», acrescenta a missiva. A situação já tinha sido denunciada pelo presidente da Junta do Rochoso em Abril, que alegava que a poluição do Noéme estaria a ser causada pelos resíduos da têxtil instalada na Gata (freguesia de Casal de Cinza) há cerca de quatro anos.
Perante esta comunicação oficial, Joaquim Vargas considera que estão «agora a ser dados os passos necessários à resolução do problema. Esperamos que em 2011 não venham a ocorrer mais descargas poluentes no rio Noéme, seja qual for a sua origem», acrescenta. Além do Rochoso, as freguesias de São Miguel, Casal de Cinza, Vila Garcia, Vila Fernando e Albardo seriam as mais afectadas pela poluição. Recorde-se também que está a decorrer uma petição pública “em defesa do rio Noéme”.