Arquivo

Retrospectiva de 2007

O INTERIOR deita nesta edição um olhar sobre os principais temas que foram notícia nas nossas edições ao longo de 2007

Janeiro

A primeira edição de O INTERIOR em 2007 titulava em destaque que a Beira Interior Norte tem liquidez. De acordo com um estudo elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, a diferença entre depósitos e empréstimos era de quase 800 milhões de euros na Beira Interior Norte, rondava os 200 milhões na Serra da Estrela e era da ordem dos 100 milhões na Cova da Beira. Na semana seguinte, soube-se que o Hospital da Guarda é referência em nove especialidades e que efectuou 750 partos em 2006. Na Covilhã, o Bloco de Esquerda interpunha uma primeira providência cautelar para tentar travar a venda da empresa municipal Águas da Covilhã. Em Gouveia, foi exibido pela primeira vez o documentário “Ainda há Pastores?” que tem recebido prémios e distinções em vários cantos do mundo. Ficava-se ainda a saber que haviam dois candidatos à presidência da Associação Comercial da Guarda: Paulo Manuel e Joaquim Carreira. Em Foz Côa, arrancava finalmente a empreitada do tão ansiado Museu do Côa. No lançamento da primeira pedra da obra, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima realçou que o Museu

«prestigiará Portugal», destacando a sua «dimensão realista» face à conjuntura económica do país. Em Pinhel, chegava outra “boa nova” com o anúncio da aquisição das instalações da antiga fábrica de calçado Rohde por parte da empresa de construção civil António José Baraças e Irmãos, num negócio que envolveu uma verba superior a três milhões de euros. O objectivo era alugar espaços a potenciais investidores na “cidade-falcão”.

Fevereiro

O mês começa com o receio de «fecho camuflado» da Delphi, denunciado pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins. O recém-aberto Hospital da Misericórdia regista prejuízos com a chegada tardia dos primeiros doentes e o subaproveitamento da capacidade instalada. Ex-trabalhadores da Gartextil ficam a saber que só têm direito a dividir, rateadamente, cerca de 150 mil euros para indemnizações por ordenados e subsídios em atraso, ficando a Caixa Geral de Depósitos com 1,6 milhões de euros da venda do imóvel da fabrica da Guarda-Gare. Rotunda nas Lameirinhas custa 600 mil euros à Câmara da Guarda. Construtores do Teatro Municipal pedem indemnização de cinco milhões de euros. Em entrevista, Jorge Mendes, presidente do IPG, defende que a instituição «não pode viver só para pagar vencimentos, aquecimento e água». No referendo à despenalização do aborto, o “Não” desceu 17 por cento em relação a 1998. “Sim” ganhou apenas na Guarda, Manteigas, Gouveia e Figueira de Castelo Rodrigo. Na Covilhã, 10 empresas brasileiras de novas tecnologias escolhem o Parkurbis como “porta de entrada” no mercado europeu. Gás natural é mais caro na Beira Interior. Em Seia, leilão para venda de património da Vodrages fica sem compradores. No desporto, Sónia Tavares, atleta do Grupo de Convívio e Amizade das Donas (Fundão), sagra-se campeã nacional dos 60 e 200 metros.

Março

O Interior avança que as Maternidades a ficar abertas são as da Guarda e Castelo Branco. Câmara de Fornos em ruptura financeira. Álvaro Amaro derrota Fernando Andrade e regressa à liderança da Distrital do PSD. Guarda ganha Direcção Regional de Veterinária do Centro. Têm início as obras do Vivaci, futuro centro comercial da Avenida dos Bombeiros. Na semana seguinte, arranca a comercialização do “Guarda Mall”. Um milhão de euros de passivo na Associação Comercial da Guarda. Em oposição, contas melhoram no TMG. Em Manteigas, a Câmara é condenada a pagar 270 mil euros às famílias que morreram afogadas em Julho de 2000 nas piscinas municipais da vila. Reitor da UBI, em entrevista, defende que «cobrar mais 50 euros de propinas não resolve o problema da universidade». Na fronteira de Vilar Formoso, são apreendidos quase três milhões de cigarros que estavam escondidos no meio de bróculos. Mais de 400 pinhelenses manifestaram-se na Guarda contra o fim do SAP, tribunal, GNR nas Freixedas e da zona agrária.

Abril

Paulo Manuel é eleito presidente da ACG. Cine-Estúdio Oppidana reabre com o filme “O Labirinto do Fauno”, sob exploração da CulturGuarda que tem resultado negativo de 510 mil euros. Eleições no IPG são anuladas definitivamente. Câmara da Guarda paga quase dois milhões de juros por ano. António Costa, ministro da Administração Interna, veio à Guarda anunciar mais homens e meios contra os incêndios no Verão. Arquivado inquérito ao incêndio de Famalicão da Serra. Em entrevista, Álvaro Amaro, presidente da Distrital do PSD, garante que «se fosse em Gouveia, a PLIE já estava a funcionar». Cerca de 70 quadros da colecção da pintora Eduarda Lapa são doadas a Trancoso. Na Covilhã, Ana Monteiro, deputada do Bloco de Esquerda, invoca Lei da Acção Popular para avançar com nova providência cautelar para tentar travar a venda da empresa municipal Águas da Covilhã. “Onda” de multas afecta a freguesia de Fornotelheiro, no concelho de Celorico da Beira. No desporto, depois de muitos anos a “morrer na praia”, Ginásio Figueirense sagrou-se campeão distrital da Guarda.

Maio

O Ministro da Saúde trouxe boas notícias para a Guarda na comemoração do centenário do Sousa Martins. Correia de Campos garante manutenção da Maternidade e homologa a remodelação do Sousa Martins, orçada em cerca de 40 milhões de euros. Troço do IP5, entre o antigo nó do Porto da Carne e o Alvendre, reabre só num sentido. Crianças sobredotadas da Guarda voltam a garantir a participação no Mundial de Robótica. Guarda promove-se nos pacotes de açúcar. Possível despedimento de 700 trabalhadores ensombra Delphi. Na semana seguinte, administração da fábrica da Guarda-Gare surpreendeu toda a gente com o anúncio de mais trabalho que irá ocupar a primeira leva de despedidos até ao final do ano. No entanto, o despedimento colectivo de 524 efectivos mantém-se. Em Belmonte, Secretário de Estado do Turismo garante continuidade da Região de Turismo da Serra da Estrela. Na Covilhã, ex-trabalhadores da Nova Penteação escrevem ao Tribunal Constitucional a pedir celeridade na resolução dos processos de indemnizações que se arrasta nos Tribunais há quatro anos. Auditoria da Inspecção-Geral da Administração do Território à Câmara gera polémica na Covilhã. Presidente da República visita Parkurbis e a Frulact, dois «bons exemplos para o país», disse Cavaco Silva. Aldeia de montanha projectada para as Penhas Douradas, em Manteigas. Aguiar da Beira venceu Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda.

Junho

Indemnizações da Delphi sujeitas a impostos. Empresas da Guarda têm a sua expansão limitada por falta de terrenos no Parque Industrial. Joaquim Valente considera que foi um erro Câmara da Guarda não ter assegurado direito de reversão nos lotes vendidos no Parque Industrial. Autarquia desiste da “Estrada Verde” e quer ver concluída a EN 338. Unidades comerciais com parecer favorável na Avenida de S. Miguel. Pianista Maria João Pires ganha prémio Eduardo Lourenço. É anunciada a vinda de Tony Carreira às Festas da Cidade. “Balão de oxigénio” para a Delphi com a produção de cablagens para a Fiat a partir de Agosto. Guarda é a cidade portuguesa com o ar mais puro, segundo um estudo da DECO. Propostas divergentes para exploração dos transportes colectivos da Covilhã, com diferenças de cerca de 370 mil euros. Carlos Pinto liga inspecções ao caso da licenciatura de José Sócrates. PJ apreende processos de obras na Câmara de Pinhel com três funcionários a serem suspeitos de elaborarem projectos particulares para empresas de arquitectura e engenharia a que estarão alegadamente ligados. PNSE perde autonomia e sede. Pálio de Cidadelhe saiu à rua pela última vez. Júlio Santos, antigo presidente da Câmara de Celorico da Beira, é condenado e impedido de exercer cargos públicos.

Julho

PCP da Guarda denuncia «violenta exploração» dos trabalhadores da Delphi na Roménia. Fábrica sem despedimentos até Maio de 2008. Jorge Mendes derrota Joaquim Brigas e é reeleito presidente do IPG. Esterilização do Hospital Sousa Martins é certificada. Empreiteiro abandona obras da nova biblioteca na Guarda. Autocarro panorâmico promove a Guarda nas praias de Aveiro. Em Celorico da Beira, queijo da serra vai estar à venda na Internet. Festival Serra da Estrela, em Valhelhas, é 100 por cento português. Anunciados mais de 300 postos de trabalho em Pinhel. Área do PNSE é reduzida. Bombeiros de Vila Franca das Naves reclamam novas instalações. Andrade Poço derrota João Abel e é reeleito presidente da Associação de Futebol da Guarda.

Agosto

Primeiros médicos formados na UBI preferem hospitais da região. Caderno de encargos para transportes na Covilhã custa 25 mil euros. Ladrões “atacam” na zona da PLIE. “Retail park” recebe parecer favorável da Câmara da Guarda. Área ardida no distrito da Guarda é de 281 hectares, sete vezes inferior ao Verão de 2006. Hospital da Guarda com menor lista de espera por cirurgia da Beira Interior enquanto tem enfermeiros contratados em risco. Fecho de jardins-de-infância e creches deixa pais com poucas alternativas para deixar os filhos. Cerca de quatro mil pessoas encheram Praça de Touros de Aldeia da Ponte. Pinhel inaugura Centro de Exposições e Almeida Centro de Estudos de Arquitectura Militar.

Setembro

Centro Hospitalar da Cova da Beira reduz prejuízo em 54 por cento. Tarifas da água aumentam na Covilhã. Primeiro-ministro José Sócrates anuncia benefícios fiscais para o interior na Guarda, nomeadamente a redução do IRC para as empresas. Secretário de Estado Obras Públicas divulga a concretização dos projectos do IP2 e dos IC’s 6, 7, 34 e 37. IPG e UBI têm mais procura na primeira fase de acesso ao Ensino Superior. Centro de Apoio à Vida, da Caritas da Guarda, já acolheu 24 mães solteiras desde 2004. Câmara da Guarda avançar para a construção de três Centros Educativos e aposta na arqueologia para cativar turistas. Estação arqueológica da Póvoa do Mileu e castros do Tintinolho e do Jarmelo estão a ser intervencionados, num projecto orçado em cerca de um milhão de euros. Hospital da Guarda segura enfermeiros contratados e Cuidados Intensivos fecham para obras. Menores em risco são cada vez mais novos na Guarda. Imposto Municipal sobre Imóveis baixa no Centro Histórico. Hospital de Seia opta pela futura Unidade Local de Saúde da Guarda. EDP cria 250 postos de trabalho em Seia. Ainda na cidade serrana, começa um mega-julgamento de fraude fiscal. Empresa projectada por adegas fracassa, por recusa da Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo. Projectos para barragens de Girabolhos (Seia), Pêro Martins e Senhora de Monforte (ambos em Figueira de Castelo Rodrigo) podem integrar prioridades do Plano Nacional de Barragens.. Fundão baixa IRS aos residentes.

Outubro

Minas da Panasqueira compradas por japoneses. Em Trancoso, terrenos do mercado e campo da feira passam para a Trancoso Eventos. Emílio Mesquita, presidente da Câmara de Foz Côa, enfrenta moção de censura que na semana seguinte é rejeitada. Posteriormente, é censurado Gustavo Duarte, vereador da oposição. Parque Urbano do Rio Diz está aberto ao público, ainda que não de forma oficial. Cantina da ESEG fechada pela ASAE. Página do Canil Municipal da Guarda no “hi5” fez disparar o número de animais adoptados e diminuiu o de abatidos. Imposto ameaça médicos espanhóis na Guarda. Vaca jarmelista com certificação garantida. Câmara da Guarda apresenta 949 mil euros de resultado positivo. CulturGuarda equilibra contas. ESTG passa a ser gerida pelos Serviços Centrais do IPG. Em Entrevista, Maria do Carmo Borges, Governadora Civil da Guarda, sente-se com condições para continuar no cargo. José Sócrates é vaiado na Covilhã, dias depois da PSP ter visitado a delegação do Sindicato de Professores da Região Centro. Só Girabolhos integra Plano Nacional de Barragens. Na Covilhã, o Centro de Artes é “arrumado”, enquanto termina o «martírio» da Nova Penteação. Brincadeira acaba em morte na aldeia da Borralheira, concelho da Covilhã. Menos 11 milhões no PIDDAC. Na Coriscada, são descobertas milhares de moedas romanas no sítio arqueológico de Vale do Mouro. Vilar Formoso fica “mais longe” da fronteira, pois a ligação da A25 com a A62 vai incluir um nó, mas quem entrar em Portugal terá que passar primeiro por Fuentes de Oñoro.

Novembro

Mêda reclama IP2 com perfil de auto-estrada. Fiéis de Seia já pagaram metade da nova igreja. Na Covilhã, já abortaram 41 mulheres. Acidente com autocarro na A23 provoca 15 mortos. Câmaras da Guarda e de Fornos de Algodres vão receber menos verbas por mês do Estado por terem ultrapassado limite do endividamento líquido em 2006. Guarda pode receber dois “call center” que, juntos, poderão criar 600 postos de trabalho. Incêndio deixa jovem família sem casa. O INTERIOR avança que o preço por metro quadrado do terreno na PLIE vai ser de 25 euros. Antigas piscinas municipais da Guarda transformadas em lixeira. Obras do Vivaci estão a correr dentro dos prazos previstos. Em entrevista, Américo Rodrigues, director do TMG, considera que tem «legitimidade para pedir mais dinheiro para o TMG». João Queiroz e Mário Raposo disponíveis para serem candidatos a Reitor da UBI. Menos 10 mortos nas estradas do distrito da Guarda. Presidente da República ouviu autarcas do distrito da Guarda mostrarem-se preocupados com acessibilidades, desertificação, desemprego e falta de investimento. Em Trancoso, Mário Lino, ministro das Obras Públicas, apresentou o concurso público do IP2 que estará pronto em 2011. Já na Guarda, o seu colega do Ambiente, Nunes Correia inaugurou o Parque Urbano do Rio Diz.

Dezembro

Câmaras de Almeida, Figueira, Fundão e Manteigas baixam IRS para cativar e fixar população. Fomos à procura do Leonel, que viajou no Mercedes de Jorge Sampaio, teve honras de televisão, mas cujo paradeiro é incerto. Joalto cria segundo maior operador rodoviário do país, ao associar-se aos franceses da Transdev. Em Trancoso, foi instalado o primeiro aerogerador do Parque Eólico de Lagar-Pingulinha. Orçamento “engorda” nove milhões na Câmara da Guarda. Pedro Tavares é eleito presidente do Nerga, sucedendo a Teixeira Diniz. Na Guarda, francês vai ser ensinado às crianças do ensino básico. Estrutura executiva da PLIE anunciada para Janeiro. Em Barca d’Alva, Comissão executiva saída da Convenção realizada no último domingo vai liderar processo de candidatura para Revitalização da Linha do Douro entre o Pocinho e a aldeia do concelho de Figueira. No Sabugal, Reis Magos anteciparam Natal. Ex-gerente do Totta de Seia confessa crime, alegando que foi o «vício do jogo» que o levou a desviar cerca de 6,3 milhões de euros. Câmara de Manteigas volta a reclamar túneis na Serra da Estrela.

Sobre o autor

Leave a Reply