Arquivo

Requalificação do castelo de Trancoso em concurso

IPPAR vai instalar um miradouro virtual na torre de menagem

A torre de menagem do castelo de Trancoso vai ser requalificada. O projecto contempla uma plataforma com um miradouro virtual e promete ser uma mais-valia para a vila medieval e «um espaço para desenvolver várias actividades». O anúncio foi feito por José Afonso, director regional do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), que espera, desta forma, «valorizar o património» trancosense.

Depois da intervenção será possível aceder ao interior do monumento e subir até à plataforma com o miradouro virtual, de onde se poderão avistar vários pontos da região e obter informações sobre os mesmos, referências históricas ou acontecimentos relevantes. Paralelamente às obras na torre de menagem será construído um edifício de recepção aos turistas que diariamente visitam o castelo, sendo que toda a zona intra-muralhas será beneficiada com uma rede de iluminação.

Os principais objectivos desta intervenção prendem-se com a necessidade de recuperar e valorizar aquele espaço e toda a sua envolvente. A empreitada tem um preço base de mais de 709 mil euros, decorrendo actualmente o concurso público, pelo que ainda não há ainda data prevista para o início dos trabalhos. No entanto, o director regional do IPPAR espera que tal seja possível até «ao final do ano». De acordo com o que foi publicado em “Diário da República”, no dia 19 de Julho deste ano, o prazo previsto para as obras é de 320 dias.

Sobre o autor

Leave a Reply