Arquivo

Requalificação da “Estrada do Barracão” a concurso

Preço base desta empreitada lançada no final do mês passada pela Câmara da Guarda é de 370 mil euros

Terminou esta semana o prazo de apresentação de propostas para a remodelação do Caminho Municipal 1166, na Guarda. Para quem não sabe, esta é a designação oficial da famosa e esburacada “estrada do Barracão”, que liga a cidade à freguesia de Panóias e tem sido um autêntico “inferno” para os automobilistas que por ali circulam.

A empreitada foi posta a concurso pelo peço base de 370 mil euros mais IVA, tendo o respetivo anúncio sido publicado em “Diário da República” no passado 26 de dezembro. O documento refere que o prazo de execução da obra é de seis meses (120 dias), sendo «o mais baixo preço» o principal critério de adjudicação. O problema da “estrada do Barracão” terá então os dias contados, sendo previsível que os trabalhos possam arrancar na primavera. Em março do ano passado, Álvaro Amaro aproveitou a primeira reunião desconcentrada do executivo para anunciar nas Panóias que o município requalificaria a via, com cerca de 2,5 quilómetros, «até ao final do mandato». Na altura, o presidente encarregou os serviços técnicos da autarquia de estudar a melhor solução na ligação entre o Bairro de Nossa Senhora dos Remédios e aquela freguesia.

«Se isso não acontecer podem chamar-me mentiroso», acrescentou Álvaro Amaro, dirigindo-se à dezena de populares presentes no salão do Centro Social da Póvoa de São Domingos, uma das muitas anexas das Panóias. Confrontado com a promessa, o presidente da Junta, Jacinto Dias, reiterou que esta é uma ligação «muito importante para o desenvolvimento da freguesia» e para «ficarmos mais perto da cidade». A estrada que ficou famosa pela inusitada plantação de couves nos inúmeros buracos da via, mas também pela contestação popular – e política – inscrita nas paredes de alguns edifícios contíguos, foi um dos problemas que os anteriores executivos socialistas liderados por Joaquim Valente não conseguiram solucionar.

No passado dia 26, a autarquia lançou também um concurso público para a melhoria das acessibilidades na cidade da Guarda cujo preço base é de 368.300 euros mais IVA e o prazo de execução de 150 dias.

Degradação da estrada que liga a Guarda à freguesia de Panóias tem-se acentuado nos últimos anos

Sobre o autor

Leave a Reply