Arquivo

Renato Gonçalves chega à primeira categoria da arbitragem

Árbitro da Guarda foi o segundo classificado da segunda categoria nacional em futebol de onze

Depois de no ano passado ter falhado a subida à primeira categoria da arbitragem nacional por uma “unha negra”, Renato Gonçalves alcançou esta época a almejada promoção. Aos 34 anos, o “homem do apito” da Associação de Futebol da Guarda (AFG) foi o segundo classificado da segunda categoria de futebol de onze e passa a poder apitar jogos da SuperLiga nacional.

Deste modo, a Beira Interior passa a ter dois árbitros na categoria principal da arbitragem, com o juiz guardense a juntar-se ao internacional covilhanense Carlos Xistra que, esta temporada, terminou na décima posição. Renato Gonçalves obteve a nota de 20,884, tendo ficado atrás de Luís Ferreira (21,076) e à frente de António Costa (20,794), tornando-se, assim, o segundo árbitro oriundo do distrito da Guarda a ser promovido à primeira categoria da arbitragem. Antes dele, o feito tinha sido alcançado pelo fozcoense Daniel Soares na época 1995/96. Ainda na segunda categoria, também da AFG, Paulo Brás, que se estreou no escalão, foi 22º. Já na terceira categoria, igualmente da Guarda, Gonçalo Martins foi 16º e Hugo Geraldes 131º. De Castelo Branco, Tiago Gonçalves (40º) foi o melhor, seguindo-se Ângelo Correia (57º), Ricardo Fontes (126º) e Luís Cruz (137º).

Ainda no futebol de 11, o árbitro assistente de primeira categoria Jorge Cruz, de Castelo Branco, foi 42º entre 52 avaliados, ao passo que João Brás, também albicastrense, foi 31º na segunda categoria. Já o observador de segunda categoria José Gonçalves foi 39º.

No que respeita ao futsal, merece destaque o quinto lugar obtido pelo guardense Marco Rodrigues na sua época de estreia na primeira categoria. De resto, o jovem árbitro da Guarda foi um dos escolhidos para dirigir um dos jogos da final do “play-off” da Iª Divisão entre Sporting e Benfica no último sábado, tendo exibido a cartolina vermelha ao craque Ricardinho. Ainda na primeira categoria, o covilhanense Romeu Afonso foi 19º. Na segunda, houve três representantes da AF de Castelo Branco, com destaque para Tiago Figueiredo (20º), seguindo-se Izaldo Barata (36º) e Sérgio Mendes (43º). Na terceira categoria, Silvério Sousa, da AF Guarda, foi 32º, enquanto que de Castelo Branco, Bruno Duarte foi 18º, melhor que João Abrantes (43º) e Rui Pedro (58º), sem classificação atribuída.

Ricardo Cordeiro Renato Gonçalves (ao centro) num jogo do Distrital da Guarda

Renato Gonçalves chega à primeira categoria
        da arbitragem

Sobre o autor

Leave a Reply