Arquivo

Remodelação do Teatro-Cine da Covilhã mais próxima

Anúncio da abertura de concurso para o fornecimento do projecto técnico foi publicado na semana passada em “Diário da República”

Depois de, no final de Fevereiro, ter adquirido o Teatro-Cine, a Câmara da Covilhã abriu na semana passada o concurso público para a elaboração do projecto técnico de remodelação do futuro Teatro Municipal da cidade. O anúncio foi publicado quarta-feira da semana passada no Diário da República e o valor base do procedimento é de 100 mil euros.

No anúncio, assinado pelo vereador Luís Barreiros, é explicado que os trabalhos compreendem o «estudo prévio, projecto base, projecto de execução e assistência técnica». O prazo de execução é de 180 dias a contar da celebração do contrato, sendo que o período para a apresentação das propostas termina no 60º dia a contar da data do anúncio. O critério de adjudicação passa pela «proposta economicamente mais vantajosa», tendo o preço da proposta uma valoração de 30 por cento, o prazo de entrega do projecto de execução de 15 por cento e os restantes 55 abrangem a valia técnica da proposta. Recorde-se que em Fevereiro, e após vários anos de negociações, a autarquia covilhanense chegou a acordo com a família Pina Bicho para a aquisição do imóvel localizado no centro da cidade, na Praça do Município, por dois milhões de euros. O edifício está sob a alçada da Câmara desde 1992, altura em que a edilidade assinou com os proprietários um contrato de utilização. «Adquirimos todo o edifício, com excepção das lojas do rés-do-chão, da tabacaria e do espaço onde esteve uma agência de viagens», explicou na altura Carlos Pinto. O edil esperava que «até final deste ano» estivesse «concluído todo o processo administrativo, com a montagem financeira», acrescentando que esperava garantir financiamento para as obras no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através de uma candidatura ao POVT – Programa Operacional Temático de Valorização do Território. O investimento previsto ronda os sete milhões de euros. O autarca disse que gostaria de ver os trabalhos começarem em 2011: «O calendário óptimo seria o do arranque das obras durante o próximo ano e a conclusão em 2012», sublinhou.

Actualmente, o Teatro-Cine tem uma grande sala de espectáculos com capacidade para 984 espectadores, sendo que os principais objectivos da intervenção passam por reduzir o número de lugares e modernizá-la, dotando-a dos mais recentes equipamentos e tecnologias. «Pretendemos que seja uma sala extremamente moderna e confortável», revela o edil, adiantando que terá capacidade para 600 pessoas, de modo a que «seja, ao mesmo tempo, uma sala para conferências e um centro de congressos», reforçou. Além deste espaço, que terá um palco maior que o actual, o projecto deverá contemplar duas salas complementares para um máximo de 200 pessoas e que poderão acolher a programação da autarquia, assim como espectáculos de associações culturais do concelho. De acordo com os números divulgados pelo município, a principal sala de espectáculos da cidade registou cerca de 30 mil espectadores em 2009.

Ricardo Cordeiro Grande sala de espectáculos do futuro Teatro Municipal da Covilhã terá capacidade para 600 pessoas

Remodelação do Teatro-Cine da Covilhã mais
        próxima

Sobre o autor

Leave a Reply