Arquivo

Rei da Comédia

Corta!

Nos anos 90 transformou-se no humorista de maior sucesso de todos os tempos. Na década que vai agora a meio, por conta das constantes repetições que são feitas ao seu programa em vários canais de televisão, e através da edição, há muito ansiada, das nove séries de episódios em DVD, Jerry Seinfeld alarga o seu leque de fãs e vai conseguindo manter viva a adoração dos seus adeptos iniciais e incondicionais.

Disponível nos mercados de importação há já alguns anos, o documentário Comedian, deixou durante algum tempo água na boca a todos os seinfeldianos, curiosos e sedentos por tudo o que a este senhor diga respeito. Na altura em que tal filme surge nos Estados Unidos, já os maiores adeptos desta comédia genial sabiam de trás para a frente todos os 180 episódios de Seinfeld, registados em cassetes de vídeo cada vez mais gastas, que em Portugal lá se iam conseguindo gravar com a enorme dificuldade de tentar adivinhar os horários escolhidos pela estação televisiva portuguesa responsável pela exibição de tal preciosidade. A net foi também aqui um precioso veículo para se conseguir ir arranjando os episódios perdidos.

Perante tanto génio e perfeição, presença constante em todos os episódios de Seinfeld, surgir anos depois do fim desta, um documentário onde Jerry Seinfeld aparecia do outro lado espelho, era um sonho para qualquer fã.

Finalmente, tal objecto chega ao mercado nacional, com um atraso que não surpreende. Mas, perante a quantidade de filmes que acabam esquecidos, sem terem sequer direito a uma edição em DVD, só podemos sentir alivio e regozijar de alegria por termos agora oportunidade de mais facilmente ver este Comedian – O Comediante.

Ver Jerry a recomeçar todo o seu processo de stand-up, como se o seu passado não existisse, recusando-se a usar material antigo, mesmo sabendo que esse seria o caminho mais óbvio, faz recordar a forma como este conseguiu resistir aos muitos milhões oferecidos para que Seinfeld continuasse. Jerry, no entanto, achava aquele o momento certo para o fim. Antes do filão acabar esgotado, das fórmulas começarem a não resultar. Sair no auge. Nem todos o conseguem, e muitos dos fãs desejariam mais uns quantos episódios, mas a coragem para recusar tanto dinheiro transformou Seinfeld numa série perfeita, sem jamais diminuir de qualidade. Tivesse Chris Carter feito o mesmo e X-Files não se teria transformado naquilo em que acabou.

Nesta seu novo inicio, a mais valia deste documentário é vermos Jerry, em busca de um qualquer palco onde possa brilhar por alguns minutos, qual junkie em busca da última dose ou alcoólico desesperado por mais um copo. Cinematograficamente, ao documentário falta-lhe um qualquer ponto de vista e um maior aprumo técnico. Tudo parece uma manta de retalhos, de uma quantidade enorme de material gravado, colada sem critérios. É pena que a partir de ponto de vista tão interessante, o seu realizador Christian Charles não tenha conseguido criar algo pouco mais que banal. Felizmente os alvos da sua câmara conseguem salvar o filme.

E estando-se a falar de Seinfeld não se pode deixar de referir que a quarta temporada já está disponível em DVD. A temporada onde a verdadeira genialidade e encaixar de peças na perfeição, qual relógio suíço, começava a brilhar realmente. Para quem tenha comprado os dois volumes anteriores, saiba que este é ainda melhor.

Por: Hugo Sousa

Sobre o autor

Leave a Reply