Arquivo

Região pouco representada nas “7 Maravilhas da Gastronomia”

Queijo da Serra da Estrela colocado na Beira Litoral, pelo que apenas três pratos da Beira Interior fazem parte da lista dos 70 pré-finalistas

A Beira Interior tem três pratos pré-finalistas no concurso das “7 Maravilhas da Gastronomia”, mas a grande surpresa reside no fato do queijo da Serra da Estrela ter sido apresentado como sendo da Beira Litoral. O INTERIOR quis saber o porquê desta ”viagem”, mas a organização ainda não esclareceu o sucedido.

A lista dos 70 pré-finalistas foi anunciada na última quinta-feira e resulta de uma primeira seleção realizada por um painel de 70 especialistas, de entre as 433 candidaturas apresentadas. O Alentejo domina, com 12 pratos, à frente da região de Lisboa e Setúbal (9) e dos Açores, Madeira, Trás-os-Montes e Alto Douro e Beira Litoral (todos com 8). A Beira Interior tem 3 pratos eleitos, a saber: Espargos com Ovos (entradas), Canja de Borrego (sopas) e Perdiz de Escabeche de Alpedrinha (caça). Destes 70 pratos, os 21 finalistas serão escolhidos por personalidades convidadas pela organização e divulgados a 7 de maio. Inicia-se então a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook, que decorrerá até 7 de setembro. Os 7 vencedores são revelados três dias depois , numa cerimónia a transmitir em directo de Santarém pela RTP.

Região pouco representada nas “7 Maravilhas da Gastronomia”

Sobre o autor

Leave a Reply