Arquivo

Reflexões de Verão II

Regressamos de férias e o país está em bolandas.

GNR/BT – Afinal os “balões” têm erro, é preciso dar margem… Afinal os radares não estão registados. Afinal andam a passar multas a quem já comprou o “selo” do carro. E quem vai multar a GNR/BT pelas infracções à nossa paciência?

Simplex – Desculpem, este programa não era para simplificar? Porque demorou meses a comprar um «selo» para o carro que antes demorava uns minutos?

Simplex II – Fui às Finanças tratar de um problema no IVA. Disseram-me que tinha de ser em… Lisboa. Deram-me um número de telefone para eu esclarecer aquilo que eles não sabiam esclarecer. Ou seja, eles não podem ligar. Eu posso. Simplex, não é?

Simplex III – A “Empresa na Hora” é uma medida que funciona bem, mas precisa de uns ajustes. Primeiro: o processo é na hora, mas não numa hora. Corrijam o sr. 1º Ministro, por favor. Segundo: não paguem copos ao tipo que faz a listagem de nomes de empresas a adoptar. Gostaria de ter uma empresa chamada “Ambiciúncula, Lda”? “Olgiatano,Lda”?

Luso-Espanholitos – As mães de Elvas vão ter as suas crianças a Badajoz. Aproveitam, registam-nas em Espanha e ganham dupla nacionalidade. Está bem pensado… É como os detergentes que já trazem os rótulos em espanhol e português.

Presidente do “Gil Vicente” – Um amigo meu diz que ele é um Cromo. Eu acho que é um Poster. Dá para ver nas mãos em que anda o nosso futebol. Depois admiram-se de haver tanto escândalo.

Presidente da Liga – Como se pode ser Presidente de tanta coisa, e não perceber de coisa nenhuma? Vá lá a gente perceber isto…

Reciclagem – Portugal é o país que menos recicla entre os Estados-membros da União Europeia. Lixo separado – Ambiente melhorado. O Futebol já vimos que não dá para reciclar, pois é difícil separar o lixo da primeira e segunda divisão. Dará para incinerar?

Reciclagem II – Andamos a pagar uma taxa de reciclagem quando compramos electrodomésticos, taxa que deveria servir para reciclarem frigoríficos e computadores, que não se reciclam. Pagar é JÁ, o resto logo se vê! E ninguém fiscaliza, claro…

Banco de Portugal – O sr. Vítor Constâncio ainda não se pronunciou sobre os arredondamentos ilícitos nos créditos dos clientes feitos pelos bancos. Não há quem lhe compre uma calculadora para ele fazer as contas?

Passaporte – Os portugueses têm novo orgulho: um passaporte electrónico, que custa o dobro do antigo, feito só em Lisboa. Assim, Portugal é o 11º da UE a emitir o novo documento. Até no inventivo passaporte temos de carregar aquele número?! «Há razões que a razão desconhece…».

Por: João Morgado

Sobre o autor

Leave a Reply