Arquivo

Redes de Nova Geração em mais 10 concelhos do distrito

Fibra ótica permite serviços de telecomunicações mais rápidos

A fibra ótica vai chegar aos concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso. A instalação faz parte do projeto das Redes de Nova Geração (RNG) rurais da zona Centro, apresentado na semana passada em Penacova (Coimbra).

Trata-se de construir, explorar e manter esta rede de fibra ótica em “triple play”, opção que vai permitir assegurar um melhor serviço de telefone, televisão e Internet de alta velocidade nas localidades abrangidas. A empreitada foi adjudicada à Fibroglobal, empresa participada da Visabeira, e vai desenvolver-se em 42 concelhos dos distritos de Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Leiria e Viseu. O investimento previsto e de 46,8 milhões de euros, dos quais 30,3 milhões são financiados por fundos comunitários. Serão instalados 7.600 quilómetros de cabos de fibra ótica para abranger uma população de 200 mil pessoas, a que corresponde um total de 70 mil habitações e cerca de 15.500 empresas. Segundo o Governo, as RNG decorrem da estratégia de modernização e desenvolvimento definida pelo Plano Tecnológico. Estas redes, que são constituídas por fibra ótica, proporcionam serviços de telecomunicações mais rápidos, permitindo à generalidade dos consumidores o acesso livre a produtos e serviços tecnologicamente inovadores.

Na cerimónia, realizada no passado dia 9 e que consistiu na ligação da escola de Penacova, o primeiro-ministro afirmou que as RNG são uma aposta «absolutamente essencial»: «O nosso objetivo é que todos os portugueses tenham o mesmo acesso àquilo que esta revolução tecnológica pode propiciar». Por isso, este investimento pretende «garantir a igualdade de oportunidades» em todo o país e contribuir «para que se esbatam as desigualdades e as assimetrias» entre o litoral e o interior, «não deixando este para trás, como noutras alturas». José Sócrates recordou ainda que Portugal é o único país da União Europeia que decidiu instalar estas redes «ao mesmo tempo e com o objetivo de cobrir todo o território nacional», uma vez que esta infraestrutura «é absolutamente essencial para o desenvolvimento do país». Atualmente, Portugal já tem 75 por cento do território coberto pelas RNG, garantindo um acesso potencial de sete milhões de pessoas.

Luis Martins Habitantes de Aguiar da Beira, Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso servidos por fibra ótica

Comentários dos nossos leitores
Pedro Marques pemarques@gmail.com
Comentário:
Noticia muito interessante. Mas como eu vivo a 5 KM da Guarda (Aldeia do Bispo – Santa Cruz) e tenho acesso à internet por cabo a velocidades miseráveis (apesar das diversas tentativas goradas de ter acessos de banda larga), gostaria de saber se também vão ter acesso por fibra óptica e quando? Ou será que se esqueceram que existem jovens que apostam em viver em aldeias perto das cidades, evitando o seu despovoamento, que também merecem ter acessos rápidos à informação? Será que alguém tem alguma informação acerca destas questões? se assim for agradeço que partilhem.
 

Redes de Nova Geração em mais 10 concelhos
        do distrito

Sobre o autor

Leave a Reply