Arquivo

Reclusos da Covilhã vão limpar florestas

No âmbito de um acordo entre a Autoridade Florestal Nacional e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais

Alguns reclusos do Estabelecimento Prisional da Covilhã vão limpar e manter as matas da Serra da Estrela, de acordo com um protocolo assinado na semana passada entre a Autoridade Florestal Nacional (AFN) e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP).

Este acordo abrange os presos em regime aberto, num total de 30 homens, das cadeias de Alcoentre, Caldas da Rainha, Covilhã, Coimbra e Leiria, segundo o Ministério da Justiça. O objectivo é contribuir para «a valorização do património natural e para a prevenção dos incêndios florestais», refere um comunicado. Entre as suas tarefas estão a reprodução de espécies florestais, rearborização de áreas ardidas, limpezas, desbastes, podas e desramações, bem como preparações de terrenos, plantações e sementeiras. Os reclusos poderão realizar ainda trabalhos de manutenção de espaços verdes, obras, arranjos exteriores e manutenção de edifícios.

Os reclusos vão trabalhar nas matas nacionais de Montejunto, Abrigada, Mestras, Vimeiro, Covilhã, Serra da Estrela, Foja e Lousã. À DGSP caberá seleccionar os indivíduos com competências para o projecto, sendo que a AFN dará formação aos seleccionados e garantirá a adequada orientação e supervisão técnica dos trabalhos a realizar.

Comentários dos nossos leitores
Serafim Faro serafim.faro@sapo.pt
Comentário:
Excelente ideia! Deveria ser assim em todo o país, rentabilizar e ocupar os reclusos para trabalhos socialmente úteis.
 

Sobre o autor

Leave a Reply