Arquivo

Raia Histórica na Feira Alimentar de Benavente/ Zamora

Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira apoiou a participação de oito empresas

A Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira, sedeada em Trancoso, levou oito empresas à VI ALIMENZA – Feira Hispano-Lusa de Produtos Agro-alimentares de Benavente/Zamora (Espanha), que terminou no domingo.

O certame contou com cerca de seis dezenas de expositores de azeites, bebidas, farinhas, produtos derivados ou transformados de carne, indústria auxiliar, lácteos, legumes e hortaliças, panificação e doçaria e produtos silvestres. A Adega Cooperativa de Pinhel, Mel do Abel (Pinhel), Quinta da Canameira (vinhos Longroiva, Mêda), Vinilourenço (Poço do Canto, Mêda), Figueira Verde (Figueira de Castelo Rodrigo), Sabores da Geninha (doces e compotas, Figueira de Castelo Rodrigo), Pinhel Azeites e a Lacticôa (lacticínios, Vila Franca das Naves – Trancoso) foram as empresas do nordeste da Beira presentes. Para o coordenador da Raia Histórica, esta é uma forma de «promoção/divulgação das microempresas da região que têm capacidade para, no exterior, poderem promover os seus produtos e, assim, contribuírem para a dinamização económica deste território».

A associação custeou o espaço, os stands e as dormidas dos empresários, numa prática que tem tido resultados positivos e que, segundo Sales Gomes, decorre do Programa de Aquisição de Competências e Animação (PACA), sendo que para estes certames a Raia Histórica dá preferência aos beneficiários que recorram à medida 3 do PRODER. «Se não houver interessados, abre-se depois a outras microempresas que tenham produtos de qualidade», explicou. A Raia Histórica abrange os concelhos de Trancoso, Mêda, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida.

Sobre o autor

Leave a Reply