Arquivo

Raga domina Mundial de Trial em Gouveia

Piloto espanhol venceu as duas jornadas da etapa portuguesa do campeonato “outdoor”

Adam Raga dominou por completo a prova do Mundial de Trial Outdoor disputada no último fim-de-semana em Gouveia, ao vencer os dois dias da competição realizada nas encostas da Serra da Estrela, entre Melo, Folgosinho e São Paio. Uma vitória que permitiu ao piloto catalão ultrapassar Dougie Lampkin na geral do Mundial, uma vez que o desempenho do pluri-campeão do mundo ficou abaixo do esperado ao terminar na terceira posição. Na Taça Júnior, Isaac Pons também dominou, enquanto a comitiva portuguesa ganhou experiência.

«Foi um resultado muito importante para o campeonato. Anulei a diferença face ao Dougie e reclamei a liderança da tabela classificativa», sublinhou o espanhol, que não foi muito afectado pela chuva matinal e o forte vento que marcaram presença na etapa de domingo. Estas eram condições mais favoráveis ao piloto britânico, mas os 15 pontos de penalização da primeira volta – contra 12 de Raga – foram fatais para as suas aspirações. «Cometi alguns erros à semelhança do que havia acontecido no sábado, mas o pior de tudo foi uma das passagens pela zona 6 em que derrubei uma seta, penalizando cinco pontos. Em termos de campeonato também não foi nada positivo, porque acabei por perder a liderança. Mas a verdade é que só estou a um ponto do Raga e como ainda há muitas jornadas pela frente tudo está em aberto», explicou Dougie Lampkin. Quem aproveitou este desacerto foi Takahisa Fujinami, segundo classificado em Gouveia. O japonês revelou-se na tarde de domingo como o melhor piloto em prova, somando apenas 8 pontos. Um resultado excelente que o levou ao segundo lugar do pódio, batendo o seu companheiro de equipa Lampkin. Ainda no que respeita aos pilotos do Campeonato do Mundo destaque para a “ingerência” de Albert Cabestany (4º), que no último dia ultrapassou Jeroni Fajardo (6.º) e Marc Freixa (5.º).

Na Taça Júnior, Isaac Pons repetiu o triunfo do primeiro dia e manteve a liderança sobre o seu mais directo adversário, Mika Vesterinen (2.º). Longe destas lutas, o português André Garcia, actual campeão nacional, classificou de «positiva» a competição entre os juniores e uma «boa preparação» para as duas provas internacionais que vai correr este ano. No que toca aos Jovens, domingo trouxe a repetição de sábado, com Daniel Oliveras a triunfar sobre Daniel Gibert e Sven Taylor.

Sobre o autor

Leave a Reply