Arquivo

Quinze anos

Editorial

Quando em janeiro de 2000 iniciávamos a nossa aventura editorial muitos pressagiaram a nossa morte prematura…

Nascia um jornal irreverente, audaz, moderno, ambicioso e sem preâmbulos sobre a notícia, a verdade e o direito a informar e a ser informado. E foi sempre assim, ao longo de 15 anos: informar, sem tergiversar, assumindo compromissos apenas com os leitores. Por isso, editorialmente, os nossos detratores colocam-nos sempre do “outro lado”… ainda bem, uma das missões da imprensa é, precisamente, ser contrapoder, estar do lado contrário, divulgar as decisões pútridas dos poderes e dos que não tendo poder disformam a sociedade, prejudicam o coletivo ou não cumprem as regras e normas da comunidade.

Um jornal é noticiar, mas é também contribuir para uma sociedade mais desenvolvida cultural e socialmente.

«Há 15 anos a dar notícias» é a nossa assinatura, 15 anos depois de termos apostado num claim que encerrava o nosso paradigma: «dar vida ao interior». Isto é o que tentamos fazer há 15 anos: dar notícias e contribuir para o desenvolvimento cultural, social e económico da região. Quando começámos, defendemos a aproximação entre a Beira Interior e a Cova da Beira, como território de continuidade onde é mais o que nos une do que aquilo que nos separa; defendemos a aproximação da Guarda e da Covilhã enquanto cidades motor da região e polos de desenvolvimento que devem unir-se para dar dimensão à região e promover o progresso regional. Nesse tempo, poucos acreditavam que era possível fazer esse caminho, mas n’O INTERIOR propusemo-nos fomentar essa aproximação e fazer pontes para ligar tantas diferenças. Ainda não havia A23, nem faculdade de Medicina com ensino nos dois hospitais e muito menos comunidades intermunicipais que aproximassem; havia pelo contrário desinteresse entre uns e outros, enormes divergências sociais e políticas, poucas relações económicas e nenhuma intenção de aproximar os vizinhos num território de interioridade com problemas comuns. Durante 15 anos defendemos este caminho como poucos, e ganhámos! Hoje, muito para além da CIM Beiras e Serra da Estrela, a Beira Interior Norte e a Cova da Beira estão indelevelmente unidas e as cidades da Guarda e Covilhã serão os motores para o desenvolvimento da região – assim a retoma chegue.

O jornal O INTERIOR nasceu há 15 anos. Um tempo de grande entusiasmo e dinâmica sempre com a utopia de contribuirmos para uma região mais informada e desenvolvida, sempre acreditando que apesar das nossas limitações e inépcias, com os nossos erros e falhas, poderíamos mudar para melhor a comunidade. Hoje, mesmo quando ouvimos críticas pérfidas, sabemos que cumprimos o nosso papel, sabemos que não agradamos a todos – e ainda bem – porque nada pode atestar melhor a nossa competência e idoneidade do que essa reação negativa. Com custos, custos muito altos… Acreditamos que dessa forma contribuiremos para algo maior, mesmo que alguns digam o contrário – mas aí nada como recordar Oscar Wilde: «A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre».

Até domingo, no Centro Comercial VIVACI, na Guarda, apresentamos um pequeno resumo do que foram estes 15 anos, numa exposição onde há tantos retratos do que atrás fica dito, onde se comprova a nossa razão e os nossos argumentos quando há anos defendemos a mudança, a responsabilização e a defesa do interesse público. Se tiver dúvidas vá até lá e leia e veja o que andámos a fazer. 15 anos depois, acreditamos que valeu a pena: obrigado a todos os que confiaram em nós.

Luis Baptista-Martins

Comentários dos nossos leitores
Rory B arruarquivo@dslmweb.co.za
Comentário:
Parabens de Africa do Sul
 

Sobre o autor

Leave a Reply