Arquivo

“Quinta do Cardo, Grande Escolha” vence Concurso de Vinhos da Beira Interior

Vinho produzido em Figueira de Castelo Rodrigo foi considerado o melhor desta edição, em que foram atribuídas mais 11 medalhas de ouro

O vinho tinto DOC 2009 “Quinta do Cardo, Grande Escolha”, da Companhia das Quintas SA, foi o grande vencedor do Vº Concurso de Vinhos da Beira Interior. O néctar produzido na Quinta do Cardo, em Figueira de Castelo Rodrigo, foi considerado o melhor desta região, numa prova em que concorreram 71 vinhos de 28 produtores, avaliados em meados de junho por um júri de 15 elementos.

Os resultados do concurso, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda) e NERCAB (Associação Empresarial de Castelo Branco), foram divulgados no sábado, em Pinhel. No total, foram 33 os vinhos pontuados pelo júri com mais de 82 pontos, um número que João Carvalho, presidente da CVRBI, considerou «muito positivo». O dirigente destacou uma inovação introduzida este ano, que consistiu numa «prova cega, só com copos numerados e sem garrafas na sala de prova», e considerou que o concurso tem ajudado a Beira Interior a mostrar-se como «uma região de grandes vinhos» por ter a «vantagem de trazer críticos de todo o país, que vêm provar os vinhos e que os pontuam muito bem». Já o presidente do NERGA sublinhou que este concurso «tem marcado posição» e tem sido «importante para os próprios produtores e para o conhecimento, por parte do mercado nacional, desta região vitivinícola que tem vinhos excelentes». Pedro Tavares recordou que, no ano passado, foi dado «um impulso para o mercado internacional» e que «estão reunidas as condições para nos continuarmos a impor lá fora».

Por outro lado, o dirigente enalteceu o facto de o evento juntar «duas associações empresariais, uma associação sectorial e o poder político regional», o que considera «fundamental para se poder lutar por uma cada vez maior divulgação dos vinhos da região». O enólogo João Corrêa, da Companhia das Quintas, mostrou-se «honrado» com a distinção atribuída ao “Quinta do Cardo, Grande Escolha”: «A Companhia das Quintas opera em várias regiões do país e este é o nosso melhor vinho, tendo recebido a melhor pontuação pelo crítico Robert Parker, de 93 pontos», declarou João Corrêa, dizendo que «não é uma surpresa constatar que se fazem bons vinhos nesta região». O enólogo considerou que a Beira Interior tem «um grande potencial vitivinícola e vai dar muito que falar no futuro», isto porque tem «boas condições para conseguir uma matéria-prima de excelência». «Aqui, em altitude, conseguimos ter vinhos fantásticos e únicos, com uma frescura especial e notas que não são muito vulgares no resto do país», sublinhou João Corrêa.

Fábio Gomes João Corrêa, enólogo da Companhia das Quintas, elogiou o potencial vitivínicola da região

“Quinta do Cardo, Grande Escolha” vence
        Concurso de Vinhos da Beira Interior
“Quinta do Cardo, Grande Escolha” vence
        Concurso de Vinhos da Beira Interior
“Quinta do Cardo, Grande Escolha” vence
        Concurso de Vinhos da Beira Interior

Sobre o autor

Leave a Reply