Arquivo

Queremos ruas asseadas

Manter os espaços públicos limpos é uma missão das entidades públicas, em especial das autarquias, mas é também uma responsabilidade dos cidadãos.

O carinho pelos animais nas nossas cidades e vilas quase nunca vai acompanhado pelo cuidado com a limpeza e civilidade. (…)

Ao passearmos pelas ruas da Guarda, em concreto porque é onde resido, já basta ter de me confrontar com uma série de barreiras à mobilidade, como passeios irregulares, em pedrinha “à portuguesa” mas onde o tacão dos meus sapatos fica enterrado, dos passeios altos mesmo em frente das passadeiras dificultando o movimento do carrinho de bebé, ainda temos de sofrer com a incúria dos proprietários de cães. (…)

Os dejetos dos animais devem ser recolhidos pelos respetivos proprietários. Quem não quer apanhar a porcaria do seu cão, tem de arranjar outro território para ele defecar, que não o espaço público. Mas como os donos dos cães não se preocupam com a limpeza e higiene, é à Câmara Municipal que deixo o apelo de instalar equipamentos com sacos para os dejetos animais. E depois esperar que os donos dos cãezinhos cuidem de limpar para não termos ruas imundas como acontece em alguns bairros da cidade.

Isabel Gil, Guarda (carta recebida por e-mail)

Sobre o autor

Leave a Reply