Arquivo

Queijo Serra da Estrela é uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”

Confraria realça que «não podemos nem devemos ignorar esta preciosidade»

O queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, na categoria de entradas, no concurso nacional cujos resultados foram divulgados no último sábado em Santarém.

Nesta edição votaram quase 900 mil portugueses. Além do queijo, outras maravilhas da nossa mesa foram a alheira de Mirandela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão à Bairrada e o pastel de Belém. Pedro Couceiro, grande conselheiro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, que promoveu a candidatura, elogiou o «fino e apurado gosto dos portugueses» que proporcionaram a eleição desta iguaria tradicional e secular. «Esta preciosidade é talvez o melhor queijo do mundo», acrescentou, agradecendo depois o apoio dos nove município da Área de Produção do Queijo Serra da Estrela (Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital, Seia e Tábua).

Os produtores e criadores de ovinos Serra da Estrela também não foram esquecidos e tiveram direito a um «agradecimento especial» por serem «os verdadeiros heróis de todo este processo», já que «apesar das dificuldades ciclópicas com que se confrontam continuam a produzir esta joia da gastronomia portuguesa». Pedro Couceiro espera agora que esta distinção seja «um incentivo à produção e aos produtores», para quem a Confraria vai tentar «transferir as mais valias» que poderão gerar-se com esta eleição. «Sabemos que o interior, e a Serra da Estrela em particular, sofrem de uma patologia gravíssima – o abandono, despovoamento e esvaziamento das suas estruturas. Mas não podemos nem devemos ignorar esta preciosidade. As gerações vindouras não nos perdoariam. É algo demasiado rico para todos nós», declarou.

Queijo Serra da Estrela é uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”

Sobre o autor

Leave a Reply