Arquivo

Queijo de ovelha com 68 quilos produzido em Seia

38ª Feira do Queijo decorreu no fim-de-semana de Carnaval e premiou os melhores queijos produzidos no concelho serrano

Quatrocentos litros de leite, sal e flor de cardo, foram os ingredientes do maior queijo de ovelha de Seia, com 68 quilos, produzido ao vivo na passada segunda-feira na 38ª Feira do Queijo daquela cidade serrana.

O fabrico deste queijo gigante foi um dos pontos altos do certame que decorreu no fim-de-semana do Carnaval, numa tarefa que envolveu sete produtores do concelho, concretamente a Quinta da Pena, Queijaria da Eva, Queijos Lagos, Queijos Tavares, Ribeiro & Guimarães, Lacticínios Correia & Barreiras e a Casa Matias. O queijo produzido vai agora para “maturação”, fase que acontecerá por períodos iguais em cada uma das queijarias envolvidas, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo, em 2017, anunciou a autarquia. Este ano, o município decidiu também premiar o melhor queijo de ovelha de Seia, tendo sido distinguidas a Quinta do Tinte (São Gião), a Queijaria Quinta do Sarrodelho e os Lacticínios Correia e Barreiras, respetivamente nas categorias Serra da Estrela, Ovelha Curado Tradicional e Ovelha Curado.

A avaliação esteve a cargo de um júri composto por cinco elementos em representação da Ancose (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra), da Estrelacoop (Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela) e da Direção Regional de Agricultura do Centro. Segundo o município, milhares de visitantes passaram pelo mercado municipal entre sábado e terça-feira para saborear e adquirir os produtos locais, nomeadamente o famoso queijo Serra da Estrela. Na abertura da feira, Carlos Filipe Camelo, presidente da Câmara de Seia, anunciou que o município vai retomar a Agência de Produtores Alimentares de Seia, «um centro de investigação do queijo, capaz de responder às problemáticas do setor», para trabalhar «o marketing e a comercialização dos produtos». Por sua vez, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, que inaugurou esta edição, concordou com a necessidade de se criar um centro de competências alicerçado «no trabalho e conhecimento» de entidades como a Ancose e da Estrelacoop.

Sete produtores senenses confecionaram ao vivo queijo gigante que será provado em 2017

Sobre o autor

Leave a Reply