Arquivo

Queijo da Serra à venda na Internet na Páscoa

Inatel vai assumir a gestão da Pousada de Linhares da Beira

Na Páscoa já vai ser possível comprar queijo da Serra, produzido em Celorico da Beira, na Internet. O portal online está actualmente em fase de testes, mas António Silva, vereador e responsável pela EMCEL – Empresa Municipal de Celorico da Beira, acredita que «o processo estará finalizado na Páscoa».

O projecto está a ser desenvolvido pelo Solar do Queijo e pretende ser uma linha directa para os potenciais consumidores no país e no mundo. «A principal missão do portal é a comercialização dos produtos regionais, nomeadamente do queijo curado de ovelha e do queijo certificado da Serra da Estrela, mas há outras apostas que vão ancorar a área do turismo», salienta. Segundo António Silva, o que está a atrasar o processo é a questão dos pagamentos online. O portal vai divulgar os cerca de 120 produtores existentes no concelho e as suas explorações. «Os produtores irão assegurar o fornecimento ao Solar do Queijo, que procederá à distribuição», adianta. A divulgação das explorações será feita com base numa tecnologia de geo-referência, suportada no Google Earth, e apresentará também dados como a quantidade de animais, os produtos que comercializam e os contactos. Quanto às entregas, a empresa municipal está a negociar com transitários certificados para que o queijo chegue, em 24 horas, a qualquer ponto do país e da Europa «com garantia de qualidade».

Nesse sentido, estão a ser finalizados acordos com a DHL e outras empresas de referência para que esteja tudo pronto a funcionar «o mais rápido possível». Até lá, o vereador manifestou-se preocupado com a falta de queijo de qualidade, considerando que «só agora os produtores começaram a ter queijo com a qualidade desejada». António Silva revelou ainda que o Solar do Queijo vendeu, só na época de Natal, mais de três mil queijos, lamentando que o portal ainda não estivesse disponível. «Teria sido muito bom se o site já funcionasse, pois de certeza que as vendas teriam sido superiores», afirmou. Entretanto, no último fim-de-semana, decorreu em Celorico da Beira mais uma Feira do Queijo que levou milhares de pessoas a experimentar e comprar a tão afamada iguaria. «Esta é a feira-mãe do queijo da Serra», garante o vereador, admitindo que «é necessário repensar a feira e dar nova vida ao mercado». Nesse sentido, António Silva desafia os restantes municípios a organizarem uma feira internacional do queijo.

Inatel assume Pousada de Linhares da Beira

A Pousada de Santa Eufêmia, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, vai ser gerida pelo Inatel. No entanto, António Silva escusa-se a adiantar mais pormenores sobre o acordo, «uma vez que ainda estão a ser discutidos alguns pontos», nomeadamente a duração da concessão. Mas o vereador garante que a prioridade é ter agora aquele equipamento a funcionar «o mais rápido possível». A Pousada de Santa Eufêmia, construída pela autarquia, num investimento de seis milhões de euros, está concluída desde 2003 e deveria ter entrado em funcionamento em Julho de 2004. Classificada com a categoria de quatro estrelas, a unidade oferece 26 quartos – incluindo três suites, sala de estar, bar, sala polivalente com capacidade para 180 pessoas e campos de ténis.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply