Arquivo

Queda de neve provoca “caos” rodoviário na Guarda

A tempestade de neve complicou o regresso a casa dos guardenses ao início da noite, com vias cortadas e carros atravessados

A intensa tempestade de neve que se abateu sobre a Guarda anteontem, a partir das 18h30, gerou uma situação caótica na habitual “hora de ponta”, com vias cortadas ao trânsito e carros atravessados.

A trovoada e a neve misturaram-se e provocaram o caos nas estradas da cidade, na altura em que os automobilistas tentavam regressar a casa. Ao final do dia, estavam fechadas ao trânsito a Rua Mestre de Avis, a Rua Ribeiro Sanches, a Rua do Encontro e a Rua Francisco Piçarra Matos, bem como o acesso à VICEG pela rotunda dos Bombeiros, devido ao atravessamento de um camião TIR. Esta situação também se verificou noutros acessos da cidade, onde a extensa camada de neve complicou a mobilidade dos veículos pesados. A Proteção Civil colocou todos os meios no terreno, mas estes mostraram-se insuficientes para chegar a todos os pedidos de ajuda dos cidadãos. Esta tempestade de neve “acalmou” as saudades dos guardenses, mas complicou a vida de muitos, que tiveram de regressar a pé a casa ou demoraram em filas de carros por causa de pisos de difícil circulação.

Já de manhã a intensa queda de neve, verificada desde as 7h30, levou ao encerramento de todas as escolas do ensino básico e secundário do concelho, bem como ao fecho de uma das ruas mais íngremes da cidade, a Rua do Encontro. Apesar da breve melhoria registada no final da manhã, em que muitos aproveitaram para “brincar” com a neve, a Proteção Civil não esqueceu a previsão de neve do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e alertou para as condições meteorológicas agrestes esperadas para o resto do dia. Também a Câmara da Guarda aconselhou os munícipes a deslocarem-se a pé ou a circularem «com a máxima precaução» em caso de utilização do carro, evitando «os percursos que apresentem dificuldades». As previsões confirmaram-se mais tarde, com a neve a voltar, primeiro residualmente, e depois com longos períodos de maior intensidade durante a tarde e princípio da noite. Os flocos de neve foram cobrindo as paisagens da cidade, que ao final da tarde foi também atingida por uma trovoada forte.

As aulas também foram canceladas em Aguiar da Beira, Mêda e Trancoso, enquanto as estradas foram encerradas e houve dificuldades no trânsito automóvel nos concelhos de Aguiar da Beira, Sabugal e Trancoso. Já na Serra da Estrela, onde nevava desde sexta-feira, o extenso “manto” branco fez as delícias dos turistas e locais. Como habitual, a neve intensa foi sinal de dificuldades na circulação, levando ao corte de vários acessos. Apesar da forte queda de neve registada na última terça-feira, estava previsto o regresso à “normalidade” no dia de ontem.

Sara Quelhas Vias cortadas e dificuldades na mobilidade dificultaram circulação

Comentários dos nossos leitores
Raquel Raquelmadeira@hotmail.pt
Comentário:
Gostei muitíssimo deste ano na cidade da Guarda. Espero que continue assim…
 

Queda de neve provoca “caos” rodoviário na
        Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply