Arquivo

Quando a música regressa à Serra

Folk, rock, reggae e hip-pop estão em destaque na quinta edição do Festival Serra da Estrela

Os dias de música com sabor a mergulhos no rio estão de volta. O fresco do Vale Glaciar do Zêzere acolhe as noites de cerveja a jorrar nos copos e os concertos de Gabriel O Pensador, de Sean Riley & The Slowriders, dos OqueStrada, dos Virgem Suta ou da Kumpania Algazarra, na quinta edição do Festival Serra da Estrela, que começa hoje na Relva da Reboleira (Sameiro) e termina no sábado.

Após dois anos de interrupção – por falta de apoios – há mais um festival a acrescentar à extensa lista dos espetáculos de verão no país. Muda-se de Valhelhas para o complexo do SkiParque, na Relva da Reboleira, em Sameiro (Manteigas), mas o espírito alternativo continua a seguir-lhe os passos. «Este festival pode marcar a diferença pela relação que tem com o espaço, a comunidade local e a vertente ecológica que o caracteriza. Este é o grande festival do centro do país», referiu Bruno Neves, da produtora Associados, durante a apresentação do cartaz, no final do mês de julho. Organizado pelo município em colaboração com a associação Orgânica e com o apoio da empresa Sabores Altaneiros, o festival traz nomes que atravessam gerações. O presidente da associação Orgânica, Nuno Abrantes, destacou precisamente o cartaz desta quinta edição: «É o que tem mais qualidade, até porque conseguimos trazer um músico internacional, que pode atrair um maior número de visitantes», declarou. Durante três dias, espera-se que passem pelo recinto entre oito a nove mil pessoas.

Cartaz reúne folk, rock, reggae e hip-pop

Hoje sobem ao palco o folk, os blues e o rock’n’roll de Sean Riley & The Slowriders. Atuam ainda os Virgem Suta e a Orquestra de Sopros “Música Nova”. Já amanhã, é a vez dos Teratron, banda que reúne dois antigos membros dos extintos Da Weasel, que vêm acompanhados por Adolfo Luxúria Canibal – vocalista dos Mão Morta. Seguem-se os OqueStrada, Os Pontos Negros e a Escola de Música da Banda Boa União. O último dia, sábado, é de Gabriel O Pensador, artista brasileiro que vai fazer o público recuar ao seu rap dos anos 90. Haverá ainda tempo para novos ritmos folk com a fanfarra Kumpania Algazzara e para o reggae de Freddy Locks. A DJ residente será Cherry Chick. Rui Vargas, amanhã, e John Waynes, no sábado, também estão confirmados.

Quando a música regressa à Serra

Sobre o autor

Leave a Reply