Arquivo

PSD da Guarda quer «combater a desertificação»

Candidatos às legislativas querem novos cursos na Escola Superior de Saúde da Guarda

O cabeça-de-lista pelo PSD da Guarda às legislativas considera que a criação de um grande Parque Temático da Serra da Estrela «é o projecto mais estruturante para toda a região». O programa eleitoral, apresentado na última segunda-feira, elege cinco eixos prioritários: economia e emprego, saúde e acção social, educação, cultura, turismo e lazer e, por último, as acessibilidades.

Outro ponto considerado «decisivo, vital e que poderá transformar o distrito» por Carlos Peixoto é a «implementação de novos cursos na Escola Superior de Saúde da Guarda». Na área da cultura, os candidatos “laranja” apostam na criação do «primeiro grande Museu de Arte Contemporânea Portuguesa do país», enquanto que no desporto defendem «a construção de um Centro de Alto Rendimento e de Estágio em altitude». O cabeça-de-lista reconhece que há alguns pontos que «podem parecer ambiciosos, alguns até poderão dizer envoltos em algum delírio, mas a verdade é que entre o sonho e a ambição de sermos grandes e de nos destacarmos por projectos verdadeiramente estruturantes e entre sermos muito realistas e pensar à pequeno merceeiro», optam pela primeira fórmula. Isto porque «se pensarmos sem ambição, o distrito manter-se-à como está com as dificuldades que tem hoje».

Carlos Peixoto indica que os grandes objectivos do programa são «combater» a desertificação e a interioridade, o que poderá ser conseguido, «atraindo e fixando pessoas». Garantiu que os candidatos tinham «matéria e conhecimento suficiente» para fazer um programa «muito mais denso e cheio de princípios que enchesse os olhos, ouvidos e a boca de todos nós». No entanto, optaram por «fazer um programa na linha do que o partido fez em termos nacionais, que possa ser lido rapidamente» de modo a que todos possam entender «aquilo que o PSD quer para o distrito».

No campo da economia, é «vital e prioritário apostar na reflorestação do território» bem nos pequenos agricultores, «promovendo as adegas de todo o distrito, privilegiando o vinho do Douro e do Dão». Pretendem também «desenvolver um programa que aposte verdadeiramente nos nossos produtos endógenos» como o queijo, o vinho, o pão, as compotas, os enchidos e os inertes, entre outros. Medidas que, «conjugadas com as que o PSD propõe para o país podem não ser suficientes mas são um bom caminho para começarmos a inverter esta ideia negativa associada à interioridade», defende Carlos Peixoto. Na saúde destacou o desenvolvimento de um programa que valorize o termalismo e o bioclimatismo, «aproveitando a qualidade da nossa água e do ar que respiramos».

Ricardo Cordeiro Carlos Peixoto, Ângela Guerra e João Prata são os três primeiros nomes da lista

Comentários dos nossos leitores
MadGomes magomes77@gmail.com
Comentário:
VAMOS A ISSO! FELICIDADES!
 

PSD da Guarda quer «combater a
        desertificação»

Sobre o autor

Leave a Reply