Arquivo

Proprietário fecha nascente e deixa aldeia sem água

Cerca de 20 habitantes de Forcadas, no concelho de Fornos, estiveram duas semanas sem água

Os habitantes de Forcadas, uma anexa da freguesia de Matança, no noncelho de Fornos de Algodres, estiveram cerca de duas semanas sem água. Tudo começou após António Freitas Amaral ter decidido fechar a única nascente, situada na sua propriedade, que abastece a aldeia há 39 anos. Desde então que a autarquia mantinha um acordo com o dono do terreno, que este Verão decidiu mandar fechar a água para «fazer chantagem com a autarquia», garante José Miranda, presidente da Câmara de Fornos.

A situação foi solucionada de forma temporária no passado dia 9 de Agosto através de uma cisterna da Junta de Freguesia, que é abastecida pelo município e ligada depois à rede pública de abastecimento. Contudo, a solução encontrada não parece ser suficiente para remediar o incómodo causado aos cerca de 20 moradores, pois, segundo Maria Costa, uma residente de Forcadas, a água proveniente do veículo «não tem força» e, além disso, está imprópria para consumo, chegando às casas «verde e não dá sequer para cozinhar». A habitante diz também que os moradores estão revoltados com o caso e não encontram motivos para o que está a acontecer, acrescentando terem sido «maltratados» quando foram pedir explicações ao proprietário. José Penedo, presidente da Junta de Matança, mostrou-se também preocupado com a situação, afirmando que a alternativa do auto-tanque «não é a solução», pois a água «não chega a todas as casas» devido à falta de pressão. Um problema que espera contornar com um motor eléctrico. O autarca desconhece os motivos que levaram António Freitas Amaral a tomar tal medida, já que o dono do terreno não deu «explicações nem fez qualquer tipo de exigências».

Entretanto prosseguem as negociações para resolver definitivamente o caso. Só que o presidente do município fornense espera que António Freitas Amaral se dirija aos Paços do Concelho para resolver o problema através da compra ou arrendamento do terreno. No entanto, José Miranda avisa que não vai «ceder às chantagens» do proprietário: «Se não chegarmos a um acordo teremos que fazer um furo noutro local», refere. Contactado o proprietário do terreno onde fica a nascente que abastece Forcadas, este recusou-se a prestar qualquer esclarecimento.

Sobre o autor

Leave a Reply