Arquivo

Projeto “Um Dia Pela Vida” encerrou no sábado

Atividades duraram mais de três meses e permitiram angariar cerca de 35 mil euros

O Parque Municipal da Guarda recebeu, no sábado, a cerimónia de encerramento da iniciativa “Um Dia Pela Vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que durante mais de três meses mobilizou a cidade na luta contra esta doença. Neste último dia houve atividades e espetáculos ininterruptos.

Ludovina Margarido, uma das responsáveis locais pelo projeto, referiu que o projeto «foi um desafio para nós próprios, enquanto cidadãos, e para alguns também enquanto amigos e familiares de pessoas que sofrem da doença». A iniciativa «serviu, de alguma forma, para lutar por eles e ajudá-los a reagir à doença, bem como para sensibilizar a comunidade e recordar os que partiram», acrescentou. Ludovina Margarido ressalvou ainda «a dinâmica muito forte e o espírito de equipa» que se conseguiu criar na cidade. A iniciativa envolveu, diretamente, mais de 600 pessoas, distribuídas por 35 equipas, tendo sido organizadas «várias dezenas de atividades, pois cada equipa tinha de promover uma ação de sensibilização e outra de angariação», revelou a responsável.

Ao todo, foram conseguidos cerca de 35 mil euros, um valor «acima das expectativas» e que reverte integralmente a favor da LPCC. Rui Correia, outro responsável local de “Um Dia Pela Vida”, considerou que se assistiu a uma «aposta solidária ganha pela Guarda, num momento particularmente difícil devido à conjuntura económica» e destacou o «grande espírito de entreajuda, partilha e fraternidade» demonstrado pelos guardenses. Na opinião dos responsáveis pelo projeto, a cidade «saiu à rua para se juntar em torno desta causa e mostrou que sabe derrubar barreiras», um espírito que esperam ver aproveitado para outras iniciativas.

A “Marcha dos Vencedores”, com várias pessoas que venceram a doença, foi um dos pontos altos do programa

Projeto “Um Dia Pela Vida” encerrou no
        sábado

Sobre o autor

Leave a Reply