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Projeto “Douro e Estrela” investe 400 mil na promoção turística

Iniciativa dinamizada pelo NERGA e pela AETUR pretende divulgar os dois territórios e estimular a cooperação empresarial

O projeto “Douro e Estrela – In Tourism” vai investir, até 2014, cerca de 400 mil euros em medidas de promoção internacional dos dois territórios. A iniciativa é dinamizada pelo NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e pela AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes para melhorar também os níveis de competitividade empresarial, em especial das micro, pequenas e médias empresas, estimulando a cooperação entre elas.

Pedro Tavares, presidente do NERGA, diz ser um projeto «bom para a região», por «promover a internacionalização numa altura de retração do mercado interno». Segundo o dirigente, trata-se de «utilizar o turismo como alavanca para as restantes atividades económicas e conseguir projeção territorial», através da divulgação destas duas regiões e das suas atividades endógenas. «Com este projeto vamos pegar num produto da região e ligá-lo ao território», adianta o empresário, exemplificando que, «no caso do vinho, virão pessoas do estrangeiro ligadas à área da informação para o conhecerem onde ele é produzido». Uma ação que, na sua opinião, «criará sinergias, tanto no turismo como na venda do produto».

O responsável acredita que o “Douro e Estrela – In Tourism” vai contribuir para aumentar «a notoriedade e o conhecimento dos territórios cá dentro e lá fora», fazendo ainda subir a venda dos produtos e as taxas de ocupação hoteleira. Pedro Tavares espera também que a iniciativa contribua para a criação de uma rede de cooperação entre os vários agentes económicos envolvidos. Ao abrigo deste projeto serão realizados seis seminários e workshops e desenvolvidos roteiros turísticos interativos e multiplataforma de enoturismo, turismo de natureza, cultural e paisagístico. Além disso, serão organizadas visitas de jornalistas, importadores e especialistas estrangeiros em turismo, vinho e cozinha. Já o portal interativo www.douroestrela.com, em três línguas, ficará disponível em breve, estando ainda prevista a participação em feiras internacionais e uma ação de promoção do turismo judaico nos Estados Unidos.

O projeto é apoiado pelo programa SIAC/COMPETE, com o investimento global a ser suportado por fundos comunitários e privados, e tem a parceria dos polos turísticos da Serra da Estrela e do Douro, da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e das Aldeias Históricas de Portugal.

Primeira iniciativa do projeto decorreu ontem no NERGA

Estava agendado para ontem o seminário “Do Local ao Internacional – Qual o Papel dos Recursos Endógenos?”, primeira iniciativa do projeto “Douro e Estrela – In Tourism”. A ação deveria ter decorrido a 23 de janeiro, mas foi adiada devido à neve. O encontro decorreu no auditório do NERGA, no parque industrial da Guarda, com a participação de diversos especialistas ligados ao turismo, aos produtos regionais e à internacionalização.

Fábio Gomes O vinho será um dos setores promovidos pelo projeto “Douro e Estrela - In Tourism”

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