Arquivo

Projecto de sucesso

Há nove anos, o jornal O INTERIOR dava os primeiros passos. O tempo passa a correr. Já não somos um grupo de jovens a querer fazer um jornal regional. Fizemos um grande jornal regional!

Crescemos, amadurecemos, adquirimos experiência, mas não abdicámos da nossa ambição e sonho de contribuir para o desenvolvimento regional, de afirmar o nosso projecto como referência, de enriquecer culturalmente a nossa comunidade.

Há nove anos fechava-se um ciclo de crescimento constante da economia nacional e de grandes mutações sociais. Iniciava-se um tempo de dificuldades, hoje exponencialmente elevadas. Crescemos, pois, em contra-ciclo.

Ao longo destes anos, foram muitos os momentos de que nos podemos orgulhar.

Como resultado do bom trabalho jornalístico realizado, rapidamente nos afirmámos no panorama da imprensa regional. Como corolário desse trabalho de qualidade, foi-nos outorgado em 2000 o Prémio Gazeta de Imprensa Regional, o mais relevante galardão da imprensa portuguesa (somos o único jornal do distrito da Guarda que ganhou esse prémio e um dos poucos do interior), que recebemos orgulhosamente no ano seguinte das mãos do então Presidente da República Portuguesa, Doutor Jorge Sampaio.

Três anos depois, O INTERIOR foi escolhido pelo maior jornal português – o Expresso – para iniciar a primeira grande parceria entre jornais portugueses: a Rede Expresso, de que somos um dos fundadores e parceiros mais activos na troca de conteúdos informativos.

Extrapolando a nossa função de meio de informação, organizámos em 2002 a primeira “Festa do Livro/Feira do Livro da Guarda”, então em parceria com o “Aquilo Teatro”, num evento de grande dinâmica cultural realizado na Rua do Comércio, no centro da cidade. No ano seguinte repetimos a “façanha”, então sem parceiro, mas novamente com grande sucesso pela dinâmica, variedade de livros e entusiasmo das pessoas. No Verão de 2004 organizámos a terceira “Festa do Livro/Feira do Livro da Guarda”, numa tenda na Praça Velha, sozinhos, sem apoios nem ajudas de qualquer ordem. O enorme esforço, os prejuízos e a falta de colaboração da autarquia – apesar do extraordinário sucesso de público, variedade editorial e animação cultural – determinaram a suspensão da actividade. Em 2008, o NERGA lançou-nos o repto de recuperar o evento e a Guarda voltou a ter uma feira do livro – a “IV Feira do Livro da Guarda” – organizada pelo jornal O INTERIOR, com a colaboração daquela associação empresarial.

Foram nove anos de grande excitação e entusiasmo.

Nove anos a conviver com as dificuldades próprias de uma pequena empresa, mas cujo êxito nos permite termos uma situação económico-financeira que, num período de grande crise, nos permite continuar a investir – até porque é em tempo de crise que temos de ser mais corajosos. Assim, vamos lançar a primeira webtv feita na Guarda e por uma empresa da Guarda (ointerior.tv), que estará online a partir de Março, num investimento de alguns milhares de euros em equipamento áudio, vídeo, software e webdesign. Um projecto de televisão digital informativa despretensioso, mas com a ambição de levar a actualidade regional mais longe. Em simultâneo, estamos também a ultimar a preparação de um novo portal em www.ointerior.pt – um novo site informativo, moderno, interactivo e dinâmico.

Nove anos depois, continuamos apostados na dinamização do projecto O Interior.

Luís Baptista Martins

Sobre o autor

Leave a Reply