A Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local sediada no concelho da Covilhã, entregou na semana passada cinco casas reabilitadas na vila do Teixoso, no âmbito do projecto de luta contra a pobreza Grão a Grão.
No processo de requalificação participaram o departamento de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior, a Câmara da Covilhã e a Junta de Freguesia local, parceiros no projecto. «Através desta iniciativa, pretendeu-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida de quem até agora não dispunha de água canalizada ou instalações sanitárias», disse Rosa Duarte, técnica da Beira Serra. A acção incidiu sobre um conjunto de habitações conhecidas como Casas do Património, utilizadas ao longo das últimas décadas para alojar as pessoas mais carenciadas da freguesia do Teixoso. «Mais do que uma intervenção para beneficiar quem ali habita, esta é uma iniciativa que dignifica o Teixoso ao pôr fim a uma situação de gritante injustiça social», indicou Rosa Duarte. Os investimentos realizados rondam os 50 a 60 mil euros, suportados por aquele projecto de luta contra a pobreza, através da Segurança Social. «Os parceiros contribuíram com apoio logístico e técnico e também algum investimento, no caso da Câmara da Covilhã, com a ligação às redes de esgotos e abastecimento de água», explicou aquela responsável.
Entretanto, os estudantes de Arquitectura da UBI estão a trabalhar numa maqueta dos arranjos exteriores para requalificação do espaço envolvente às casas. O projecto Grão a Grão da Beira Serra desenvolve diversas acções comunitárias e decorre actualmente nas freguesias de Verdelhos, Vila do Carvalho e Teixoso. Já se realizou também na freguesia de Cantar Galo, onde a recuperação de 50 habitações degradas foi uma acção de referência, num investimento de 350 mil euros.