Arquivo

Programa QIPME inicia no Hotel Turismo de Trancoso

Participam 25 empresas da região

No próximo dia 24 de Fevereiro, no Hotel Turismo de Trancoso, terá início o arranque oficial do Programa QI Pme – Centro- 3ª Edição.

O Programa QIPME-Centro – integra-se na tipologia de intervenção Formação–Acção para PME do Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e é destinado essencialmente a empresas do sector industrial e serviços de apoio à industria.

A AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira foi uma das entidades seleccionadas para desenvolver o Programa de formação-acção QI – PME Centro, lançado pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro, para o distrito da Guarda e para o seus 10 concelhos da sua área de Intervenção.

A metodologia do QI – PME Centro combina momentos de intervenção-acção na empresa, com o desenvolvimento de um Diagnóstico Organizacional, obtido através de um instrumento de Benchmarking e de um Balanço de Competências Organizacional e da Implementação de um Plano de Acção, com sessões de formação temáticas articuladas para os momentos de consultoria, dirigida a empresários, gestores ou quadros e, paralelamente, com acções de formação, inter e intra, para os colaboradores das empresas participantes, e terá a duração de 10 meses por empresa.

O Programa compreende 160 horas de consultoria distribuídas da seguinte forma:

– 60 horas para a elaboração do Diagnóstico Organizacional e Elaboração do Plano de Acção;

– 80 horas para a implementação do Plano de Acção / Consultoria;

– 20 horas para a avaliação e redefinição dos Planos de Acção.

Adicionalmente integra uma componente de formação que inclui:

Para os empresários ou Dirigentes (em formato residencial / Hotel)

– 12 horas de seminários (imersão, diagnóstico e encerramento);

– 60 horas de seminários temáticos (Gestão Estratégica, Gestão da Inovação, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Internacionalização);

Para os restantes colaboradores:

– A Formação necessária e definida no diagnóstico, especifica ou genérica, em módulos de 25 horas. Estas acções de formação poderão e deverão conduzir a processos de reconhecimento e validação de competências junto dos Centros de Novas Oportunidades.

Assim, após o período de inscrição, Selecção e Validação pelas entidades competentes, as 25 empresas seleccionadas para a participação no Programa têm sede nos concelhos de:Trancoso, Celorico, Fornos de Algodres, Seia, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal, Aguiar da Beira, Sernancelhe.

Assim, após o arranque oficial do programa, segue-se a 1ª fase do programa – Diagnóstico Organizacional – onde os consultores iniciam em Abril, a sua intervenção nas empresas.

Sobre o autor

Leave a Reply