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Programa QIPME-Centro promovido pela AENEBEIRA encontra-se na reta Final

O Programa QIPME-Centro (2ª Edição), iniciado pela AENEBEIRA em Setembro de 2010, encontra-se agora na fase final, ou seja, na implementação de Medidas definidas previamente no Diagnóstico. Paralelamente decorre a Formação nas Empresas.

A Formação de Empresários tem vindo a desenvolver-se também desde o inicio do programa e com uma periodicidade bimensal, e tem sido desenvolvida em várias unidades Hoteleiras da Região (Trancoso, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira, Guarda) estando a próxima sessão Gestão da Inovação) prevista para o Fim de Semana de 3e 4 de Junho No Hotel Mira Serra em Celorico da Beira.

Selecção de Empresas para a 3ª Edição do QIPMEcentro decorre até Julho de 2011.

O Programa QIPME-Centro – integra-se na tipologia de intervenção Formação–Acção para PME do Programa Operacional Potencial Humano, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e é destinado essencialmente a empresas do sector industrial e serviços de apoio à industria.

A AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira foi uma das entidades seleccionadas para desenvolver o Programa de formação-acção QI – PME Centro, lançado pelo CEC – Conselho Empresarial do Centro, para o distrito da Guarda e para o seus 10 concelhos da sua área de Intervenção.

Objectivos Específicos

– Identificar e antecipar as necessidades em termos de competências e qualificações

– Aumentar a produtividade em todas as empresas aderentes ao Programa

– Aumentar a qualificação dos activos, promovendo a adaptabilidade e a produtividade

– Introduzir nas PME’s uma cultura de aprendizagem ao longo da vida nos seus Recursos Humanos

– Aumentar os níveis de emprego qualificado na Região

– Implementação de processos de modernização empresarial nas PME’s

– Implementar estratégias de apoio à Internacionalização das PME’s

A metodologia do QI – PME Centro combina momentos de intervenção-acção na empresa, com o desenvolvimento de um Diagnóstico Organizacional, obtido através de um instrumento de Benchmarking e de um Balanço de Competências Organizacional e da Implementação de um Plano de Acção, com sessões de formação temáticas articuladas para os momentos de consultoria, dirigida a empresários, gestores ou quadros e, paralelamente, com acções de formação, inter e intra, para os colaboradores das empresas participantes, e terá a duração de 12 meses por empresa.

O Programa compreende 170 horas de consultoria distribuídas da seguinte forma:

 – 70 horas para a elaboração do Diagnóstico Organizacional e Elaboração do Plano de Acção;

 – 80 horas para a implementação do Plano de Acção / Consultoria;

 – 20 horas para a avaliação e redefinição dos Planos de Acção.

Adicionalmente integra uma componente de formação que inclui:

Para os empresários ou Dirigentes (em formato residencial)

 – 28 horas de seminários (imersão, diagnóstico e encerramento);

 – 48 horas de seminários temáticos (Gestão Estratégica, Gestão da Inovação, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos);

Para os restantes colaboradores

– A Formação necessária e definida no diagnóstico, especifica ou genérica, em módulos de 25 horas. Estas acções de formação poderão e deverão conduzir a processos de reconhecimento e validação de competências junto dos Centros de Novas Oportunidades.

A 3ª Edição já foi aprovada e começamos a receber inscrições a partir do inicio do Mês de Junho.

Formação em Gestão Comercial e Marketing no Hotel Vanguarda (Março de 2011)

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