Arquivo

Programa de apoio a jovens agricultores esgotado

Houve uma avalanche de candidaturas ao financiamento de projetos agrícolas para jovens agricultores. As verbas do ProDer estão esgotadas, mas o Ministério da Agricultura garante que o programa não está fechado.

As verbas do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural esgotaram. O número de candidaturas ao programa “aumentou de forma avassaladora nos últimos tempos”. Houve mesmo uma “avalanche de candidaturas”, resultando numa situação de “overbooking” (sobrelotação), referem os responsávei pelo programa em comunicado.

Em 2012, em média, foram 280 jovens que, se instalaram por mês na agricultura, respondendo assim ao repto que este Governo tem feito e que se tem traduzido no regresso à “terra” por parte de centenas de jovens.

Mais de 22 mil projetos já aprovados

Como tal, “se levarmos em conta que o ProDer, para além de assegurar os pagamentos relativos aos mais de 26 200 projetos já aprovados, tem ainda que assegurar os pagamentos agroambientais e de apoio às regiões desfavorecidas, bem como os compromissos que potencialmente decorrerão da verdadeira avalanche de candidaturas recebidas recentemente – situações que estão completamente salvaguardadas – o programa está já numa situação de overbooking muito considerável, que há que gerir com todo o rigor”.

Segundo o comunicado, “continuará a ser possível submeter candidaturas ao PRODER, embora a análise e decisão das mesmas fique dependente da futura libertação de verbas proveninetes de projetos desistidos ou não executados integralmente”.

3,5 mil milhões injetados na agricultura

No final de 2012, 91% do PRODER já havia sido executado (o que corresponde a 3,5 mil milhões de euros de financiamento). Este programa está em vigor até ao final de 2013, altura em que será implementado a nova Política Agrícola Comum (2014-2020) – e que até, agora, ainda não foi aprovado pelo Parlamento Europeu.

Numa altura em que a corrida à agricultura é massiva, os jovens agricultores veem assim fechar-se uma importante torneira de financiamento para o acesso à atividade.

Sobre o autor

Leave a Reply