Arquivo

Produção de castanha com quebra de 5 por cento este ano

A produção de castanha deve registar este ano um dos piores desempenhos dos últimos dez anos. O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê uma campanha com 21 mil toneladas, menos 5 por cento face à produção do ano passado.

O INE divulgou na semana passada as previsões agrícolas até ao final do ano, referindo que, no caso da castanha, tudo aponta para que «a produção registe mais um ano mau», com uma campanha «muito adversa para os produtores». Os baixos teores de humidade dos solos determinaram que os ouriços não abrissem com a mesma facilidade que se observa em condições normais. A isso junta-se «uma percentagem significativa» – que o INE não quantificou – de castanhas afetadas pelo bichado-da-castanha.

No ano passado, a produção situou-se em 22 mil toneladas, depois de três anos de produção estável (24 mil toneladas). Quanto à produção de fruta, o INE aponta para um aumento na maioria das culturas permanentes, prevendo-se mesmo um recorde de 230 mil toneladas de pera em 2011, contra 176 colhidas no ano passado. A maçã deverá aumentar a produção para 242 toneladas, o pêssego para 35 mil e o kiwi para 24 mil. A uva de mesa, pelo contrário, deverá registar uma quebra de 19 mil toneladas em 2010 para 16 mil este ano, refere o INE.

Sobre o autor

Leave a Reply