Arquivo

Privação de computador é o castigo mais usado

Castigos em casa

Cerca de 46% dos alunos já foram privados durante o ano de 2010 de computador por algumas horas como castigo por alguma infracção às normas estabelecidas pelos pais. Os castigos mais utilizados a seguir são as saídas (38%), mais horas de estudo (22%), privação de TV (20%), retirada do telemóvel (11%), o castigo físico (7%). Outros castigos aplicados mas menos significativos são a privação de viagens, a privação da bicicleta ou do desporto favorito, a obrigação das tarefas domésticas, o terem menos dinheiro, o ficarem no quarto ou mesmo p privar de sofá.

No total dos 76 alunos inquiridos em 3 turmas da Escola Sec. Afonso de Albuquerque (8º, 10º e 12º anos), 74% confessa já ter recebido castigos em 2010. É habitualmente a mãe que castiga (em 66% dos casos). Os alunos confessam também que em geral os pais (78%) cumprem os castigos que prometem.

O castigo que é mais temido pelos alunos é a privação de saídas (28%), vindo a seguir a privação de computador (18%), de telemóvel (13%) e ainda de televisão (8%).

Curioso que durante este ano lectivo só 36% dos alunos referem ter sido castigados, variando estes entre 1 e 9 castigos. No entanto, os alunos referem na sua maioria que vale a pena serem castigados e que isso traz resultados positivos (63%). Como forma de actuar dos pais defendem também que os pais deviam começar por falar com os filhos, ouvi-los e compreendê-los (45%).

Quanto a prémios, os mais prometidos são viagens, dinheiro e telemóveis, havendo ainda consolas, computadores e outros instrumentos electrónicos, guitarras e motos. No entanto 38% referem não terem recebido ainda nenhuma promessa de prémios. O que os pais pedem em troca são bons resultados (77%), mais estudo (16%), bom comportamento (7%) e ajuda em casa (4%). Finalmente a maior parte (69%) refere que os prémios só são atribuídos se os objectivos forem atingidos.

Sobre o autor

Leave a Reply