Arquivo

«Prémio “Servir” é o reconhecimento da relevância social e humanitária da Casa de Saúde Bento Menni»

Cara a Cara – Lúcia Reduto

P – O que significa este reconhecimento por parte do Rotary Club da Guarda à Casa de Saúde Bento Menni?

R- Como é referido pelo próprio Rotary, o prémio “Servir” atribuído à Casa de Saúde Bento Menni significa o reconhecimento pela relevância social e humanitária da sua atividade junto da comunidade guardense, bem como pelo profissionalismo de todos os funcionários que nela trabalham.

P – Como funciona atualmente a Casa de Saúde Bento Menni e quais os seus objetivos?

R – A Casa de Saúde Bento Menni é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, pertencente à Congregação Religiosa das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Iniciou a sua atividade assistencial em Abril de 1994. Dispõe de sete unidades de internamento com a lotação de 165 camas. Está sobretudo vocacionada para a prestação de assistência psiquiátrica a doentes de evolução prolongada, na sua maioria casos em que a integração comunitária está comprometida. Incluem-se nesta área de cuidados as deficiências mentais, em diversos graus, demências, entre outras. A admissão dos utentes é da exclusiva competência dos psiquiatras que integram o corpo clínico da instituição.

No desenvolvimento da missão, as exigências que hoje sentimos, os desafios que enfrentamos levam-nos a unir forças e a caminharmos em equipa multidisciplinar numa progressiva melhoria da qualidade assistencial. Assim, as atividades desenvolvidas, agrupam-se em três grandes vertentes de intervenção: na área da saúde, garantindo aos utentes em regime de internamento, a promoção da saúde através da prestação de cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação; na área da reabilitação, com o desenvolvendo de vários projetos; e na área da pastoral, proporcionando às utentes a evangelização, procurando transmitir valores morais e espirituais da fé cristã, respeitando qualquer outro credo.

P – Quais são as principais carências da instituição?

R – Como grande desafio que se nos coloca, de melhorar a qualidade assistencial oferecida aos utentes, são muitas as carências sentidas na instituição. Destaco os fracos recursos económicos para fazer face a um contínuo agravamento da economia nacional e do qual a Casa de Saúde Bento Menni não é isenta.

P – Nesta época de crise, a Casa de Saúde Bento Menni tem sido mais solicitada para ajudar?

R – Sim. Sentimos as crescentes dificuldades que afetam não só os familiares das utentes, mas também toda a comunidade envolvente.

P – Por outro lado, neste contexto, tem havido maior dificuldade em gerir os apoios?

R – Os princípios que orientam a nossa gestão estão baseados na ética cristã, que propõe regras morais do comportamento, na transparência, eficácia e eficiência e que pretende conseguir a máxima atividade com o mínimo de recursos necessários para obter o ótimo aproveitamento dos mesmos. Na equidade, na qualidade e participação de toda a equipa e na autonomia de funcionamento. Respeitando estes princípios, na gestão dos apoios que recebemos, as dificuldades anteriormente existentes não sofreram alterações.

Lúcia Reduto

«Prémio “Servir” é o reconhecimento da relevância social e humanitária da Casa de Saúde Bento Menni»

Sobre o autor

Leave a Reply