Arquivo

Prémio Eduardo Lourenço para César Molina

Escritor e poeta espanhol foi ministro da Cultura e director do Instituto Cervantes

O escritor e poeta espanhol César Antonio Molina, ex-ministro da Cultura, é o vencedor do Prémio Eduardo Lourenço 2010, instituído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Reunido na passada sexta-feira, na Guarda, o júri, presidido pelo reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Sánchez Ruipérez, justificou a escolha pelo «destacado papel» das actividades literárias e culturais do galardoado, «que estão intimamente relacionadas com o espírito ibérico do prémio», revelou o CEI em comunicado. Como escritor, César Antonio Molina é autor de obras de ensaio, prosa e poesia, mas terá sido o seu trabalho cultural, a partir do Círculo de Belas Artes de Madrid, o grande responsável pela atribuição deste galardão. O vencedor «ampliou os laços peninsulares com a criação da “Semana de Cultura Portuguesa” e, como director do Instituto Cervantes, intensificou a colaboração ibérica com o Instituto Camões, realizando acções conjuntas que se viram reforçadas através do Ministério da Cultura do Governo de Espanha», justifica o júri, de que fazem parte o reitor da Universidade de Coimbra e o presidente da Câmara da Guarda, entre outros.

César Antonio Molina nasceu na Corunha, em 1952, foi director do Instituto Cervantes e do Círculo de Belas Artes de Madrid e Ministro da Cultura, de 2007 a 2009. O Prémio Eduardo Lourenço, de 10 mil euros, distingue personalidades ou instituições de língua portuguesa ou espanhola que tenham demonstrado intervenção relevante e inovadora na cooperação transfronteiriça e na promoção da identidade e da cultura das comunidades ibéricas. Será entregue a 26 de Novembro, na Guarda, no âmbito das comemorações do Xº aniversário do CEI.

Prémio Eduardo Lourenço para César Molina

Sobre o autor

Leave a Reply