Arquivo

Prémio Coração São lançado em Seia

Promover a redução do sal no pão é o objetivo deste galardão criado pela Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e o Museu do Pão

O Prémio Coração São é lançado amanhã, no Museu do Pão (Seia), por ocasião do Dia do Coração. O galardão, que se destina a apoiar e a promover a redução do sal no pão por parte das panificadores, é promovido pela Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e oferecido pelo Museu do Pão.

O vencedor será selecionado entre as cerca de mil empresas do setor envolvidas no projeto Pão.come e de acordo com o seu esforço para reduzir o teor de sal no pão, sendo que o prémio monetário de 10 mil euros será oferecido a uma instituição de solidariedade social escolhida pelo vencedor. Os estudos demonstram que uma redução de 20 a 35 por cento de sal na alimentação pode diminuir em 25 por cento o risco de doença cardiovascular e traduzir-se numa redução da mortalidade por estas doenças em cerca de 20 por cento.

Já uma investigação coordenada pelo professor Jorge Polónia revelou que «Portugal está no topo da tabela dos países europeus em que é maior a relação entre a mortalidade por acidente vascular cerebral e a ingestão média diária de sal». O projeto Pão.come é desenvolvido desde 2006 pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento da Administração Regional de Saúde do Centro para fomentar a prevenção dos acidentes vasculares cerebrais em parceria com a Delegação do Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Associação do Comércio e Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

Sobre o autor

Leave a Reply