Estão abertas, até 16 de Abril, as candidaturas para a edição deste ano do Prémio de Pintura Abel Manta, instituído pelo município de Gouveia.
Instituído em 2007, por ocasião do 25º aniversário da morte do pintor gouveense, o galardão pretende evocar o mestre e contribuir para divulgar novos artistas plásticos portugueses. Os interessados devem enviar para o Museu Municipal Abel Manta as obras a concurso, sendo que o vencedor receberá um prémio monetário de 2.500 euros, o segundo classificado terá direito a 1.500 euros e o terceiro a mil euros. Segundo a autarquia, esta edição é o resultado da reestruturação dos prémios culturais atribuídos pelo município, uma vez que os galardões Abel Manta e Vergílio Ferreira passam a ter uma periodicidade bienal. Em 2009, houve 95 obras a concurso de 67 pintores, tendo ganho José Fonte (Penacova). Gil Maia (Maia) e Hugo dos Santos (Albufeira) receberam o segundo e terceiro prémios, respectivamente.
O vencedor da última edição tinha sido segundo classificado em 2008 – quando o júri escolheu uma pintura de Rui Tavares (Figueira da Foz) – e terceiro no primeiro concurso. Abel Manta (1888-1982) é considerado um dos maiores pintores portugueses do século XX. A sua forte personalidade marcou toda uma geração de artistas e intelectuais da nossa sociedade.