Arquivo

Praia fluvial de Aldeia Viçosa ganha Bandeira Azul

Zona de lazer no Mondego recebeu no ano passado cerca de 25 mil visitantes

A praia fluvial de Aldeia Viçosa (Guarda), no vale do Mondego, foi galardoada com a Bandeira Azul. É a primeira vez que uma praia fluvial do distrito da Guarda recebe este reconhecimento de qualidade ambiental, sendo que no país apenas seis foram premiadas, embora o número tenha duplicado em relação ao ano transacto.

O prémio é atribuído, anualmente, pela Fundação para a Educação Ambiental a zonas balneares e marinas que cumpram determinados requisitos ambientais, de segurança e de conforto. No caso da praia de Aldeia Viçosa, os critérios de eleição foram «a qualidade da água, a segurança, porque temos dois nadadores salvadores, os equipamentos, a zona envolvente e ainda as acessibilidades», adianta Baltazar Lopes. Para o presidente da Junta de Freguesia, este era um prémio «muito desejado», que vem reconhecer o trabalho desenvolvido naquele espaço nos últimos anos. O processo de candidatura à Bandeira Azul foi iniciado em Fevereiro e a notícia foi bem recebida na localidade. «Trata-se de um galardão de qualidade e trará, certamente, benefícios para a aldeia e também para a região», sublinha. Durante a época balnear anterior, a praia fluvial recebeu cerca de 25 mil visitantes. Porém, Baltazar Lopes acredita que este galardão atrairá «muito mais gente este ano».

Recorde-se que em Novembro último a praia fluvial de Aldeia Viçosa, inaugurada no início do Verão de 2005, foi das mais afectadas pelas cheias, que causaram estragos nos equipamentos da ordem dos 75 mil euros. Mas, por esta altura, as obras de recuperação já estão a terminar, podendo o espaço reabrir ao público no próximo mês. As restantes praias galardoadas situam-se em Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros), Louçaínha (Penela), Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos), Carvoeiro (Mação) e Quinta do Alamal (Gavião). Este ano houve apenas 192 candidaturas, provenientes de 62 concelhos, enquanto que no ano transacto registaram-se 209. No entanto, desta vez apenas 189 zonas balneares conquistaram a bandeira, menos 18 que em 2006.

Sobre o autor

Leave a Reply