Arquivo

Portal SmartFarmer ajuda a escoar produtos agrícolas da região

Inovação

Aproximar os produtores agroalimentares da região e os consumidores é objetivo do portal SmartFarmer Beira Interior, apresentado na semana passada no Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

O projeto, apoiado por fundos comunitários, é promovido numa parceria que envolve a Organização Não Governamental para o Desenvolvimento OIKOS e os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco e pretende ainda promover iniciativas de comércio solidário nestes dois distritos. A plataforma tem uma aplicação para a internet e duas para telemóveis, e envolve associações de agricultores das regiões abrangidas. «O SmartFarmer vem garantir um sistema que permite agregar pequenas quantidades e estabelecer acordos com as IPSS e Misericórdias de regularidade no abastecimento de produtos agroalimentares», disse o presidente da OIKOS, João Fernandes acrescentou que «há boas indicações por parte dos produtores e dos consumidores» relativamente ao portal, adiantando que o projeto «já foi reconhecido como uma boa prática pela União Europeia».

O presidente da OIKOS vaticina que, no primeiro trimestre do próximo ano, o “SmartFarmer” estará em «velocidade de cruzeiro» na Beira Interior. O projeto, iniciado em setembro de 2017, envolve também a Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha (AAPIM) e a Associação Empresarial do Sabugal.

Sobre o autor

Leave a Reply