Arquivo

Portagens nas SCUT são ilegais

A cobrança de portagens nas antigas SCUT é ilegal, considera a Comissão Europeia que ameaça Portugal com um processo no Tribunal Europeu de Justiça caso a situação não seja reposta, adianta a edição online do “Expresso”.

A Comissão reage assim à queixa apresentada, em novembro de 2010, pela Câmara de Aveiro que defende que a introdução de portagens nas ex-SCUTS é «uma injustificada violação do princípio da livre circulação de pessoas e uma flagrante violação do princípio da não discriminação em razão da nacionalidade». Perante os factos, a Comissão Europeia deu provimento à queixa da autarquia contra o Estado português, acerca da introdução do sistema de cobrança de portagens nas antigas autoestradas SCUT que atravessam o concelho de Aveiro – A17, A25 e A29.

Em comunicado, a Câmara de Aveiro adianta que Bruxelas solicitou «um pedido de esclarecimento junto do Governo português e, na insuficiência da resposta dada pelas autoridades nacionais, o envio formal de um parecer fundamentado pedindo mais explicações e documentação que justificasse a legislação aprovada, o seu sentido e alcance, e as derrogações que a mesma introduz ao ordenamento jurídico europeu».

A Câmara de Aveiro garante que «continuará a acompanhar este processo e a desenvolver as diligências que se mostrem adequadas a suprir as ilegalidades em que assenta o sistema de portagens introduzido nas ex-SCUTS, não excluindo a adoção de novas iniciativas junto dos responsáveis pela Comissão Europeia com o pelouro dos transportes e junto de eurodeputados portugueses no Parlamento Europeu», conclui em comunicado.

Comentários dos nossos leitores
antonio vasco saraiva da silva vascosil@live.com.pt
Comentário:
Tenho pena que mais câmaras não se juntem à câmara de Aveiro nesta luta. A ser ilegal, o Estado terá de devolver o dinheiro a quem pagou. A ser verdade, este Governo não pode continuar, pois vive para sacar tudo e todos sem olhar a nada, e depois vemos o primeiro-ministro com cara de tótó, a falar por causa do desemprego, depois de tantas medidas já tomadas. A nós, aqui no interior, se tivessemos presidentes com “os tomates” iguais aos do presidente de Aveiro, as coisas não estavam assim. o interior esta mal entregue e muito mal representado
 
Miguel Mattos Chaves matos.chaves@gmail.com
Comentário:
Se considerarmos que a maioria das auto-estradas dos países europeus não têm portagens, não seria de esperar outra decisão da União Europeia. Aliás, acho absurdo portagens em auto-estradas pelas seguintes 8 razões: (1) As estradas seguras são um BEM PÚLICO; (2) quanto mais seguras, menos acidentes, menos feridos, menos mortes. Cumpre ao Estado providenciar este bem ESSENCIAL de SEGURANÇA; (3) As Estadas e A.E’s não Existem para dar LUCRO, existem para PRESTAR SERVIÇO à População; (4) Existem para facilitar a MOBILIDADE de Pessoas e Bens; (5) Portanto, Não Deve caber à iniciativa privada a sua exploração; (6) os Impostos sobre os Automóveis, e os Impostos sobre os Combustíveis devem SERVIR para PAGAR a Construção e Manutenção destes BENS PÚBLICOS SEGUROS; (7) DONDE de Duas Uma: ou o Estado tem Dinheiro para Construir e Explorar A.E´s ou Não o tem! Se o tem Constrói, se Não tem dinheiro … não constrói. Assim MANDA a BOA GESTÃO dos DINHEIROS provenientes dos NOSSOS IMPOSTOS; (8) Por isso É INADIMISSIVEL que haja Parcerias Público-Privadas em que os Privados TÊM LUCROS provenientes de um BEM PÚBLICO e o Estado arca com os prejuízos. À VOSSA REFLEXÃO
 

Sobre o autor

Leave a Reply